30/08/2016

  • // Por: Eduardo Tomiya

Compartilhe:

Imprimir:

Por que Coca-Cola é a marca de consumo mais valiosa do mundo


A Coca-Cola é a marca mais escolhida pelos consumidores no mundo
A Coca-Cola é a marca mais escolhida pelos consumidores no mundo

Recentemente, o jornal britânico Financial Times divulgou o ranking das marcas globais BrandZ. Este ranking classifica as marcas em seu valor global. 

Segundo este estudo, a Coca-cola aparece como a 13ª marca mais valiosa do mundo, sendo, na categoria, de bebidas a mais valiosa. 

Recentemente, no evento as “Mais Valiosas da DINHEIRO”, a marca Coca-Cola foi premiada como a marca mais forte dos últimos 10 anos (Leia a matéria).

Algumas questões, certamente, surgem:

1. A marca Coca-cola ainda é forte?
A resposta é sim, mas talvez valha a pena contar com algumas opiniões de meus colegas do Kantar para o tema. 

“A Coca-Cola é a marca mais escolhida pelos consumidores no mundo (escolhida é um misto de penetração e frequência de consumo). Segundo nosso estudo Brand FootPrint (você consegue fazer o download do relatório deste estudo) dos 44 países que é realizada a pesquisa, ela é a mais escolhida em 10. O que faz esta marca bem-sucedida é que, além de toda a força de marca, ela possui um sistema de distribuição muito eficiente em quase todos os canais de venda, o que realmente faz desta marca excelentes níveis de penetração e frequência de compra.”

Christine Pereira, Diretora Comercial do KantarWorldPannel – empresa especialista Global em comportamento do Consumo 
 
Esta preferência junto aos consumidores faz com que a marca tenha uma distribuição bastante expressiva - como menciona a Christine – que garante vendas mais estáveis (menor variação, e para os investidores, menor risco), com prêmio de preço (substancial em relação aos concorrentes) e menores custos desde negociação com o canal – não se imagina um supermercado, um bar ou restaurante sem Coca-Cola. 

2. No passado sempre via a marca Coca-cola liderando o ranking das marcas Globais mais valiosas BrandZ. Hoje está em 13º lugar. Por quê? 

Em termos de valor absoluto, praticamente a marca manteve seu valor por volta dos US$ 80 bilhões. Porém, o que ocorreu é que inúmeras outras categorias apareceram, principalmente associadas à tecnologia e inovação, como Apple, Facebook e Google.

Estas novas empresas de alguma maneira ocuparam espaços antes somente reservados a empresas de bens de consumo. 

Como já mencionamos, a Coca-Cola continua muito forte , buscando ser extremamente relevante nos públicos mais jovens.

3. A Coca-Cola patrocinou a Olimpíada. Ações como esta agregam valor à marca? 
 
Primeiramente, como brasileiro, a Olimpíada foi motivo de orgulho nacional para mim e para milhares de brasileiros. Com toda esta vergonha de problemas econômicos, políticos e até morais, o brasileiro havia perdido a alta estima. Parece que isto foi muito bom para restaurar este orgulho nacional. 

Uma marca global, que se associa a um evento quase como local, cria vínculos do que chamamos de Glocal - Seja Global mais também Local. Em nossa opinião, a Coca-Cola associando-se com a Olimpíada, assim como  Visa, Bradesco, Nissan, Latam e Sadia, se beneficia muito desta associação. 

Seu posicionamento junto aos jovens também é muito interessante, trazendo muita vitalidade para esta marca. A associação deste atributo, juntamente com a tradição, realmente faz de uma marca tão líder como mencionado pela Crhistine a KantarWorldPannel. 

É indiscutível os desafios referentes à saudabilidade, que obviamente são importantes de serem considerados no longo prazo desta importante marca, mas sem dúvida,  por muito tempo será uma das marcas mais valiosas do mundo.
 


Avalie esta notícia:  starstarstarstarstar

Compartilhe:

Imprimir:

Deixe um comentário

(O comentário não pode exceder 500 caracteres)

Eduardo Tomiya
Eduardo Tomiya é diretor geral da Kantar Vermeer para América Latina. É responsável técnico, por mais de oito anos, pelo estudo exclusivo "As marcas mais valiosas da DINHEIRO",  que revela as 50 marcas brasileiras mais valiosas