19/10/2016

  • // Por: Clayton Netz

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CEO deixa o SalomãoZoppi: profissionalização interrompida?


Mário Sérgio Pereira ficou no posto de CEO do laboratório SalomãoZoppi por pouco mais de um ano
Mário Sérgio Pereira ficou no posto de CEO do laboratório SalomãoZoppi por pouco mais de um ano

Poucas semanas após completar um ano no posto, o executivo Mário Sérgio Pereira não é mais o CEO do SalomãoZoppi, um dos mais conceituados centros de diagnósticos de São Paulo. Recrutado no concorrente Hermes Pardini, em 2011, Pereira,  que ocupou as diretorias de marketing e comercial e a vice-presidência, no processo de preparação para substituir no comando os controladores da rede de laboratórios, os médicos Luis Salomão e Paulo Zoppi,  foi indicado como CEO, em 24 de setembro de 2015. Seu afastamento foi comunicado internamente na última sexta feira, 14.

Com 1.600 funcionários e 11 unidades de serviços, o SalomãoZoppi está concentrado na região  metropolitana de São Paulo (dez endereços na capital e um em Osasco). No ano passado, a rede faturou R$ 275 milhões, um crescimento de 38% sobre 2014. Entre as metas de Pereira, encarregado de profissionalizar a empresa e estruturar suas equipes, estava chegar a receitas de R$ 400 milhões até 2017, valor que dobraria no final da década.

Conservador, o SalomãoZoppi vem apostando até aqui na estratégia de crescimento orgânico, sem recorrer a aquisições ou fusão com concorrentes. Uma das alternativas para alavancar a expansão da empresa, cujo valor de mercado está avaliado em R$ 500 milhões, é a venda de participação a fundos de investimentos, como o Advent,Warburg Pincus, Carlyle e KKR.

A saída de Pereira marca a segunda tentativa frustrada de profissionalização do SalomãoZoppi, nos últimos seis anos. No fim do segundo semestre de 2010,  Luis Salomão e Paulo Zoppi contrataram como CEO o executivo Luis Carlos Bilenky, com passagem por empresas como McDonald’s, Blockbuster, Fotótica e o rival Fleury.  Bilenky também durou pouco na posição, apenas cinco meses. Na ocasião, os dois sócios, que com a ascensão de Pereira atuavam no Conselho de Administração, voltaram a dividir a presidência do grupo. A história se repetirá? 


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Clayton Netz
Clayton Netz, jornalista, foi redator-chefe da revista DINHEIRO e diretor de redação da revista EXAME