DINHEIRO ? Como o fundo investe?
CHANTAL LAURENT ? Investimos em fundos com ativos de países emergentes. Hoje, 60% estão em fundos globais e 27%, da América Latina.

DINHEIRO ? E no Brasil?
LAURENT ? Entre 60% e 70% das aplicações destinadas à região. Está em primeiro lugar em nossos investimentos. Do patrimônio líquido de ? 9,5 milhões, ? 1,7 milhão está no Brasil.

DINHEIRO ? Por quê?
LAURENT ? O Brasil é o peso mais importante no MSCI Emerging Markets, nosso índice de referência. Ultrapassou a China e agora é o primeiro, com 15% da carteira. No nosso fundo, o peso é ainda maior, de 17,9%.

DINHEIRO ? O fundo investe em empresas e commodities?
LAURENT ? Os maiores valores estão em empresas de matérias-primas e energia. Não temos cota de fundo que invista em commodities.

DINHEIRO ? Foi uma boa hora para entrar na América Latina?
LAURENT ? A América Latina é a única zona emergente que teve performance positiva em 2008. Mas este ano a Ásia sofreu muito e isso pressionou o desempenho do fundo para baixo. Realmente não foi o melhor momento.

“Emergentes europeus não têm a mesma situação do Brasil”

DINHEIRO ? Que tipo de investidor vocês buscam?
LAURENT ? Clientes que querem investir em países emergentes. Pessoas físicas, planos de previdência e seguro do banco Crédit Mutuel Nord Europe e investidores institucionais franceses.

DINHEIRO ? Vocês possuem analistas no Brasil?
LAURENT ? Não. Temos um economista que semanalmente levanta o cenário macroeconômico, fala de números, das exportações brasileiras e também de crescimento e inflação.

DINHEIRO ? Por que o fundo não aposta nos países emergentes da Europa?
LAURENT ? Nós não reforçamos nosso trabalho na Europa porque os países emergentes daqui não estão na mesma situação que o Brasil. Eles têm balanças comerciais deficitárias e baixo nível de reservas. Há somente a Rússia, que se beneficiou com o aumento do preço das matérias-primas, mas no resto da Europa isso não ocorre.

DINHEIRO ? Por que, durante a crise do subprime, vocês mantiveram sua posição no Brasil?
LAURENT ? É um país muito pouco dependente da economia americana. Somente 23% das exportações vão para os EUA. Se há desaceleração, o Brasil é pouco atingido. As exportações para a Ásia aumentaram muito. A China se tornou o terceiro parceiro comercial do Brasil e, enquanto houver demanda chinesa, o País se beneficiará.

DINHEIRO ? O pior da crise já passou para a França?
LAURENT ? Está mais calmo. Recebemos sinais reconfortantes das autoridades financeiras. Há recessão, mas enxergamos um céu mais azul. O sistema de crédito se recuperou mais facilmente nos últimos tempos. Agora é a hora de parar e respirar um pouco.