DINHEIRO ? O comportamento financeiro dos norte-americanos mudará após a crise?
JAMES MONTIER ? Sim. O que nós vivemos hoje não é freqüente. É uma bolha profunda de crédito que não víamos desde os anos 1930. O consumidor gastou demais, pegou muito dinheiro emprestado e isso se reflete em um crescimento bem menor daqui para a frente, e durante muito tempo.

DINHEIRO ? Isso tem um lado bom?
MONTIER ? É difícil dizer se vai ser bom ou ruim. Mas esse cenário tornará os investimentos mais difíceis de serem feitos. Não há como continuar crescendo da forma como os EUA têm feito nos últimos 20 anos.

DINHEIRO ? Muitos investidores compram ações do Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett, por acreditar que só ele sabe como agir em momentos como esse. Você concorda?
MONTIER ? Há várias formas de explorar o que está acontecendo, e essa é uma delas. Fizemos um estudo no ano passado sobre empresas que Buffett comprou, e o resultado foi brilhante. E isso faz do Berkshire Hathaway uma empresa com potencial interessante. Não é a única maneira de se investir no momento, mas faz sentido.

DINHEIRO ? Agora é um bom momento para aplicar a teoria de value investing defendida por Buffett?
MONTIER ? É difícil segui-la em épocas de desaceleração, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Value investing é: quando todos estão vendendo ações, eu compro. Quando o mercado está caindo, as melhores barganhas são criadas.

DINHEIRO ? Investir no real é um mau negócio neste momento?
MONTIER ? Um grande problema de alguns mercados emergentes é que eles estão ficando muito caros. Isso acontece no Brasil, no Chile e em partes da Ásia. E isso não é bom.

Esse cenário tornará os investimentos muito mais difíceis de serem feitos

DINHEIRO ? Tempos difíceis estão chegando para os emergentes?
MONTIER ? Sim. Eles tiveram uma aceleração fortíssima, enquanto os desenvolvidos estavam em retração. E, com essa retração, a demanda por exportações dos emergentes está caindo. Principalmente aquelas feitas para os EUA, Europa e Japão.

DINHEIRO ? Há quanto tempo você analisa os mercados emergentes?
MONTIER ? Trabalhei em Hong Kong por três anos e cubro a América Latina desde os anos 1990. Há um bom tempo estou nesse mercado.

DINHEIRO ? Você previa a chegada da crise do crédito e o boom dos emergentes?
MONTIER ? Há dois anos estávamos prevendo a crise financeira e os problemas nos mercados emergentes. Comprei ativos de países emergentes em 2003 porque estavam muito baratos. E comecei a me preocupar muito cedo com eles. Nesse tipo de investimento, ficamos animados em épocas de baixa e preocupados em épocas de alta.

DINHEIRO ? E quando essa bolha vai estourar?
MONTIER ? Está começando agora. No último mês, as Bolsas dos mercados emergentes tiveram desempenho pior que as dos desenvolvidos. Caíram significativamente rápido.

DINHEIRO ? Hedge funds influenciam muito o cenário?
MONTIER ? Hedge funds são difíceis de lidar. Eles abrangem uma quantidade tão grande de ativos e diferentes estilos de investimento que acabam focados demais no curto prazo. Por isso eles estão com aversão ao risco agora. E isso cria oportunidades para pessoas como nós, porque somos mais pacientes. Podemos comprar, esperar e tirar vantagem de cada cenário. Eles não.