Aproveitando que os seguros são um serviço intangível, Gross apelou para a internet, mais especificamente as redes sociais. Segundo ele, Twitter e Facebook têm sido grandes aliados na estratégia de divulgação do conglomerado financeiro no País. Ele falou sobre esse processo com a DINHEIRO:

Qual é a importância do Brasil para o Grupo Allianz?

É enorme. O consumo vem aumentando de forma sustentável e sistemática sem inflação, o que mostra um enorme potencial no futuro. O faturamento e o lucro das nossas operações no Brasil vêm crescendo acima da média do mercado. 

 

O que vocês têm feito para crescer no País?

Temos apostado no fortalecimento da nossa marca. Nossa experiência com o uso das redes sociais foi muito boa.

 

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O futebol na internet fez a marca da Allianz superar a Coca-Cola

 

Como foi isso?

Nossa ferramenta de maior sucesso foi um jogo para rede sociais, o Game Bola, que está disponível no Orkut e no Facebook. Nesse jogo, os internautas participam de um time, para o qual escolhem uma camisa. E nós fomos os campeões de acesso.

 

Por quê?

Na Alemanha, a Allianz patrocina o Bayern de Munique, e nós aproveitamos o fato de que o futebol nos aproxima do consumidor. Nossa marca foi a preferida dos internautas brasileiros, apesar de concorrermos com marcas fortes como Coca-Cola e Vivo. 

 

Essa é a única ferramenta?

Não, nós temos um blog, um site e também usamos o Twitter e o YouTube. Além disso, o cliente pode ter acesso a informações via celular. Claro que nossa estratégia de divulgação não se resume ao trabalho na internet, vamos aumentar nossa divulgação tanto com o corretor, que é nosso canal de distribuição, quanto junto aos clientes, diretamente.

 

Qual foi a avaliação de vocês sobre essa experiência?

Muito positiva. Percebemos que o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao celular e à internet oferece uma oportunidade para capturar novos negócios em outros países.

 

Por quê?

O Brasil nos permitiu entender melhor o impacto das redes sociais. Nossos colegas brasileiros são criativos e queremos aprender com eles. A partir desse trabalho, pensamos o que fazer com a marca em nível global, como conectar os clientes e criar comunidades. 

 

Como está a marca Allianz no mercado global?

Somos a quinta marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking de valor da Interbrand Zurich de 2010. Estamos atrás apenas da Apple, do Google, do BlackBerry e do JP Morgan. A Allianz está se tornando cada vez mais global, o que aumenta o valor da marca.

 

Quais são as vantagens de uma marca global atuar no Brasil?

Sabemos avaliar a satisfação do consumidor em diversos mercados. Podemos aprender globalmente, adaptar e trazer isso para o mercado doméstico brasileiro. Precisamos impulsionar os benefícios de sermos uma empresa 

global. Isso é algo que os nossos concorrentes locais muitas vezes não têm. 

 

Quais as expectativas do consumidor depois da crise de 2008, quando várias seguradoras faliram?

As expectativas do consumidor mudaram radicalmente depois da crise que assolou o mercado financeiro em todo o mundo.Houve uma enorme decepção com os grandes conglomerados americanos que quebraram. O consumidor começa a voltar a acreditar em empresas honestas, transparentes e abertas. Em 2011, vamos dar voz a esse cliente.