DINHEIRO – Como promover um destino e aumentar o número de visitantes?
JOSEP CHIASO turismo é muito importante para ser simplesmente uma política de governo. O setor tem de ser tratado como uma questão de Estado. Construir uma imagem é demorado. Se a política de turismo mudar a cada quatro anos, não se consegue fazer nada. Veja o exemplo das grandes marcas, elas têm um trabalho contínuo.

DINHEIRO – Destinos turísticos devem ser trabalhados como marcas?
CHIAS – Exatamente. O conceito de qualquer destino se aproxima ao de uma marca. Nosso trabalho é fazer uma pesquisa para definir o ponto de partida e trabalhar para criar uma marca forte.

DINHEIRO – Como seria a marca Brasil?
CHIAS – Estamos prometendo às pessoas um País moderno, com belezas naturais e culturais. Queremos que, ao final da viagem, o turista diga: foi sensacional, que é o slogan da propaganda brasileira.

DINHEIRO – Quais as maiores dificuldades?
CHIAS – A maior dificuldade é manter a mesma linha de trabalho ao longo dos anos, considerando que o Brasil é um País de grandes proporções.

DINHEIRO – Qual será o impacto da Copa de 2014 para o turismo brasileiro?
CHIAS – A Copa será um grande momento para que o Brasil possa mostrar ao mundo a imagem que deseja ter. Muito além do Carnaval, futebol e samba, é preciso mostrar que o Brasil está a par da modernidade econômica e tecnológica.

DINHEIRO – A segurança chega a ser um problema para o turismo?
CHIAS – Em todos os lugares do mundo há determinados problemas de segurança. O turista, porém, não lê jornais nem acompanha o cotidiano. Ou seja, não percebe a insegurança da mesma forma que um brasileiro.

DINHEIRO – O Brasil recebeu 5,1 milhões de turistas em 2008. Este número nos deixa bem atrás da Espanha, por exemplo, que recebe 58 milhões. Por que isso acontece?
CHIAS – Viajar para o Brasil é caro. As passagens aéreas custam muito. Quando a malha aérea aumentar, o número de turistas poderá até dobrar. Nossa meta é chegar a 15 milhões de turistas por ano em 2015. Mas para isso é preciso ter mais aviões.

DINHEIRO – Quais os canais para promover o turismo?
CHIAS – Trabalhamos em três frentes. A primeira consiste em workshops para pessoas da indústria do turismo, a segunda se resume a um bom trabalho de relações públicas e a terceira visa chegar ao consumidor final por mídias como sites de viagens e revistas especializadas. Também é fundamental promover o aumento do turismo interno. Se uma experiência é boa para o turista local, será boa para o estrangeiro.

DINHEIRO – Quais os destinos a serem trabalhados?
CHIAS – Ao todo são 65 destinos. Leva anos para explicar que o País é mais que São Paulo, rio e Bahia. Seria um erro não falar destes, mas também temos que colocar produtos como Bonito, Pantanal e Florianópolis.

DINHEIRO – seu trabalho é sempre em parceria com governos?
CHIAS – Normalmente os governos são os precursores das iniciativas, mas o ideal é que haja um misto de investimentos entre os setores público e privado.