09/09/2009 - 7:00
DINHEIRO – É necessário ter feeling para comprar ações?
MICHAE L COVEL – É como em um jogo. Se estiver jogando pôquer, existem regras. Jogando xadrez, existem regras. É preciso seguir essas regras, mas às vezes elas aborrecem. Um bom especulador não é sexy.
DINHEIRO – É o momento de comprar ações?
COVEL – É hora de comprar ações se for o seu plano. Isso não significa que é possível acordar e dizer que chegou a hora de comprar ações. Se alguém disser para comprar, é preciso dizer quando vender. Senão, é meio ilógico.
DINHEIRO – Especulação não é um investimento?
COVEL – Especular é dizer quando comprar e quando vender. É ter um plano predefinido. Sempre para ganhar dinheiro.
DINHEIRO – O que chama de especulador?
COVEL – Se alguém diz: “Ei, Mike, vou comprar este papel aqui e vou vendê-lo ali. Este é o meu plano de negociação.” Isto é especulação. Se é benfeita, por que deveria criticá-lo? Se a especulação for tirada do mercado, o que vai sobrar? Não vai sobrar nada. Se não há especuladores, não há mercado. Argumentar que especulação é uma palavra ruim é para quem tem inveja dos especuladores.
DINHEIRO – A especulação provocou a crise?
COVEL – Os políticos que rem ser eleitos e eles mostram que um monte de gente ganhou dinheiro, mas uma parte maior ainda não. O que eles vão dizer para estas pessoas? Que os especuladores ficaram com o dinheiro delas, que os especuladores são ruins, que os especuladores não deixaram nada para elas. Mas aí eles assinam um cheque (como o governo americano fez nesta crise) e dizem que tudo vai ficar bem. E depois pedem: “Me dê um abraço e me eleja.” Esta é a loucura.
DINHEIRO – Os fundamentos não têm importância?
COVEL – Os especuladores fizeram fortunas em 2008. E fizeram fortunas sabendo fundamentos? Não.
DINHEIRO – Como você classifica a maioria das pessoas?
COVEL – A maioria das pessoas deveria ser especuladora, embora elas pensem como investidores. A maioria pensa que deve comprar alguma ação e segurar. Mas essa não é uma boa estratégia. Nos EUA, quem comprou e manteve a sua poupança está com uma queda média de 50% do patrimônio. Isso não é nada bom.
DINHEIRO – Qual é a principal lição da crise?
COVEL – É só uma bolha. Nada de novo. Garanto que haverá uma outra. Mas eu não sei quando porque não posso prever. Afinal, é a mesma bolha.
DINHEIRO – Qual é o seu conselho?
COVEL – Não dê ouvidos ao seu corretor. Se começar por aí, terá uma chance. O primeiro objetivo é não perder dinheiro. Se não começar a pensar dessa maneira, é bom começar a se preocupar em como fazer isso.
DINHEIRO – O sr. tem algum plano de investir no Brasil?
COVEL – No momento não. Só se uma estratégia fizer sentido para especular no mercado brasileiro. Mas não tenho um grande conhecimento para ver qual é a tendência desse mercado
“Se a especulação for tirada do mercado, o que vai sobrar? Nada, não vai sobrar nada”