A indústria do turismo vem discutindo, há algum tempo, soluções para reduzir e compensar a pegada de carbono em todas as suas áreas – de voos, à hospedagem. E cada vez mais viajantes estão se tornando conscientes dos problemas ambientais em todo o planeta.

É importante entender o turismo como atividade responsável e saber como viajar de forma sustentável: como aproveitar as belezas naturais, mas mantendo as praias e os oceanos intactos, o ar limpo, as florestas exuberantes e os negócios locais funcionando em benefício das comunidades.

Você já se perguntou sobre viagens sustentáveis ​​e como pode ajudar a fazer pequenas mudanças positivas para ajudar o meio ambiente?

Esteja você fazendo pesquisa por destinos sustentáveis, comprando presentes ecológicos, reduzindo sua pegada de carbono ou participando da limpeza de uma praia, cada mínimo movimento que faz em direção a viagens sustentáveis ​​ajuda a proteger o meio ambiente.

Para começar nesta jornada, veja 10 dicas práticas para viagens ecologicamente corretas que são fáceis de alcançar.

1. Não use embalagens plásticas

Você quer que as memórias de suas férias durem anos, mas centenas de anos é tempo demais. Os resíduos de plásticos podem demorar mais de 400 anos para se decompor, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Então evite embalagens plásticas na sua viagem e leve uma sacola de compras reutilizável quando for aos mercados locais.

2. Reduza a sua bagagem

Cada quilo conta ao voar. Quanto mais um avião pesa, mais combustível será necessário e maiores são as emissões de carbono. Coloque na mala apenas o que você precisa – o meio ambiente agradece.

3. Use meios de transporte compartilhados

Usar o transporte público local é uma forma de colaborar com o meio ambiente ao viajar. Isso significa que você não está criando nenhuma emissão adicional de carbono do transporte privado. Você também poderá enriquecer sua experiência de viagem, criando oportunidades de interagir com os habitantes locais.

4. Viaje por terra

Não é novidade que o transporte aéreo seja um dos maiores responsáveis pelo alto volume de emissões de CO2. Reduza seu voo em cinco horas e sua pegada de carbono será uma tonelada mais leve. E você também poderá conhecer muito mais do destino percorrendo as estradas locais!

5. Desfrute de uma cerveja regional

Após os passeios, na hora de relaxar, beba uma cerveja fabricada localmente – você provavelmente desfrutará de uma bebida de alta qualidade e certamente ela será de baixo carbono, pois não envolveu quilometragem de transporte. Isso se aplica a outros produtos locais. Seu paladar também pode ser amigo do carbono.

6. Sinta-se em casa em um hotel

Uma ótima dica é lembrar de manter no hotel as mesmas atitudes da sua casa – evite pegar toalhas limpas quando não for necessário, não tome banhos muito demorados e lembre-se de desligar a TV, as luzes e o ar condicionado ao sair do quarto.

7.Escolha uma aventura de compensação de carbono

Nem todas as emissões de carbono podem ser evitadas durante a viagem. Muitas operadoras de viagem já lançaram planos de ações sustentáveis com roteiros que passaram a ter um foco maior na preservação do meio ambiente. As emissões de transporte, hospedagem, atividades e resíduos foram contabilizadas e o custo da compensação está incluído no custo da viagem.

8. Evite água em garrafa PET

Garrafas de plástico são responsáveis ​​por grande parte dos resíduos no meio ambiente, inclusive por problemas causados pelo microplástico e pelos compostos químicos que se desprendem desse tipo de recipiente. Leve sua garrafa reutilizável em todos os passeios. Este produto vem se tornando cada vez mais popular e pode ser encontrado em inúmeros modelos, designs, cores e estilos.

9. Siga as trilhas

Ao caminhar, mantenha-se sempre em trilhas marcadas e mantenha uma distância segura de qualquer animal que encontrar. Sair de uma determinada rota pode significar que você destrói espécies de plantas protegidas ou desrespeita o habitat de animais, até aqueles ameaçados de extinção.

10. Viaje com um grupo responsável

Grupos menores tendem a ter menos impacto ambiental, então viaje com uma operadora de turismo para pequenos grupos que seja ambientalmente responsável. Antes de reservar, pergunte qual será o tamanho do grupo e se a viagem prevê ações de sustentabilidade – inclusive como retribui à comunidade que você visitará.