Por que o Cadillac se tornou um mito, o mais desejado dos automóveis, o carro dos carros, inspirador de músicas, filmes, paixões, símbolo maior da cultura americana? Difícil responder. Nem mesmo quem tem o carrão consegue. A saída mais comum dos felizes proprietários é apontar as inovações técnicas desenvolvidas pela marca ao longo de sua história: partida elétrica (1913), motor de oito cilindros em ?V? (1915), direção hidráulica (1954), controle automático

de ar condicionado (1964), volante regulável (1965), computador de bordo (1978) etc. Mas isso não basta. Cadillac é muito mais. É símbolo de glamour, arrojo, poder, luxo, excelência. Foi o preferido de presidentes, ídolos do rock, astros do cinema. E explicar o porquê desse culto a um único automóvel talvez seja mesmo impossível, bem como é impossível dizer por que as pessoas se apaixonam. A única certeza é que o Cadillac completa 100 anos em 2002 sem perder seu poder de sedução.

Ter o mito estacionado na garagem não é tão difícil. Só é preciso paciência e uma conta bancária rechonchuda. Para comprar um usado, o melhor caminho é freqüentar os encontros de colecionadores. Os maiores acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e o calendário anual pode ser obtido na Federação Brasileira de Veículos Antigos (21 582-9133). O colecionador Ederaldo Persinotti colocou uma raridade à venda: é um modelo 60-S ano 1954, com interior original de fábrica (incluindo teto de casimira). Preço: R$ 45 mil. Já para ter um zerinho, o negócio é procurar importadoras independentes, pois a GM (dona da marca) não traz os carros oficialmente. Algumas opções, todas em São Paulo: Drezden Motors (3085-4800), Avantgard Imports (296-5700) e Barreto Import (5052-6112). Um Escalade 2002 chega aqui por cerca de US$ 105 mil. A Drezden tem um STS 1993, 13 mil km rodados, e pede R$ 58 mil. É chegar, abrir a carteira e sair pilotando um sonho.

A fábrica da Cadillac foi criada em 1902, por Henry Leland, em Detroit. Seu nome era uma homenagem ao francês que fundou a cidade, Antoine de La Mothe Cadillac. O brasão familiar de Cadillac é o símbolo da marca até hoje. Em 1909, a empresa foi comprada pela GM (por US$ 6 milhões). Desde o ?primogênito? Model A, criado por Leland, até o novíssimo Cien, que deve entrar em linha de montagem em 2003, o compromisso da Cadillac não mudou: fazer carros classudos e com desenhos audaciosos. Alguns modelos entraram para a história da indústria automotiva mundial e não saem do imaginário dos fãs. É o caso do Eldorado 1959, o famoso ?rabo de peixe? que o cinema ajudou a eternizar.Primeiro, durante os próprios

anos dourados, com galãs e beldades ao volante (Elvis Presley chegou a ter 40 Cadillacs em Graceland). Depois, na década de 70, quando todo malandro nova-iorquino que se prezasse tinha que ser representado nas telas a bordo de um rabo de peixe vermelho de bancos brancos. Um desses, ano 60, fica estacionado na garagem do cantor Roberto Carlos. Para ter o carro, ele pagou US$ 80 mil a um colecionador que havia comprado a belezura do ex-campeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, hoje ainda dono de três Cadillacs.

 

Não se sabe ao certo quantos Cadillacs vieram para o Brasil, mas alguns chegaram com o porta-malas recheado de história. Um deles é o Fleetwood Limousine usado pelo presidente americano Dwight Eisenhower em visita oficial ao País em 1959. Eisenhower foi embora e deixou a preciosidade ? única na América Latina ? de presente para o Ministério das Relações Exteriores. Outro exemplo é o Fleetwood 1974 com estofamento em seda que pertencia à Embaixada do Japão e serviu ao príncipe Akihito (hoje imperador) quando ele esteve no Brasil em 1978. O carro hoje está nas mãos de um colecionador. Os fãs mais exagerados costumam dizer que a vida passou em branco para quem morreu sem dirigir um Cadillac. Exagero? Sem dúvida. Mas na GM tal retórica é levada a sério. Afinal, é isso que alimenta o mito. Cadillac é Cadillac.

Um sonho a seu alcance

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Dante Forastieri Locação ? Um Cadillac Limousine 1976 custa R$ 500 por quatro horas (com motorista e champanhe).Tel: (11) 3885-5284

Beverly Hills Rent a Car ? Já pensou percorrer a legendária Rota 66 (EUA) de Cadillac? A locadora da Califórnia tem três modelos: o famoso rabo de peixe vermelho sai por US$ 950/dia. Reservas: www.bhrentacar.com

Cadillac, A Century of Excelence ? Livro da editora Metro Books, recheado de fotos. R$ 63 na Livraria Cultura, sob encomenda.
Tel: (11) 3024-3599

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