04/09/2002 - 7:00
Por que o Cadillac se tornou um mito, o mais desejado dos automóveis, o carro dos carros, inspirador de músicas, filmes, paixões, símbolo maior da cultura americana? Difícil responder. Nem mesmo quem tem o carrão consegue. A saída mais comum dos felizes proprietários é apontar as inovações técnicas desenvolvidas pela marca ao longo de sua história: partida elétrica (1913), motor de oito cilindros em ?V? (1915), direção hidráulica (1954), controle automático |
de ar condicionado (1964), volante regulável (1965), computador de bordo (1978) etc. Mas isso não basta. Cadillac é muito mais. É símbolo de glamour, arrojo, poder, luxo, excelência. Foi o preferido de presidentes, ídolos do rock, astros do cinema. E explicar o porquê desse culto a um único automóvel talvez seja mesmo impossível, bem como é impossível dizer por que as pessoas se apaixonam. A única certeza é que o Cadillac completa 100 anos em 2002 sem perder seu poder de sedução. |
Ter o mito estacionado na garagem não é tão difícil. Só é preciso paciência e uma conta bancária rechonchuda. Para comprar um usado, o melhor caminho é freqüentar os encontros de colecionadores. Os maiores acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e o calendário anual pode ser obtido na Federação Brasileira de Veículos Antigos (21 582-9133). O colecionador Ederaldo Persinotti colocou uma raridade à venda: é um modelo 60-S ano 1954, com interior original de fábrica (incluindo teto de casimira). Preço: R$ 45 mil. Já para ter um zerinho, o negócio é procurar importadoras independentes, pois a GM (dona da marca) não traz os carros oficialmente. Algumas opções, todas em São Paulo: Drezden Motors (3085-4800), Avantgard Imports (296-5700) e Barreto Import (5052-6112). Um Escalade 2002 chega aqui por cerca de US$ 105 mil. A Drezden tem um STS 1993, 13 mil km rodados, e pede R$ 58 mil. É chegar, abrir a carteira e sair pilotando um sonho.
A fábrica da Cadillac foi criada em 1902, por Henry Leland, em Detroit. Seu nome era uma homenagem ao francês que fundou a cidade, Antoine de La Mothe Cadillac. O brasão familiar de Cadillac é o símbolo da marca até hoje. Em 1909, a empresa foi comprada pela GM (por US$ 6 milhões). Desde o ?primogênito? Model A, criado por Leland, até o novíssimo Cien, que deve entrar em linha de montagem em 2003, o compromisso da Cadillac não mudou: fazer carros classudos e com desenhos audaciosos. Alguns modelos entraram para a história da indústria automotiva mundial e não saem do imaginário dos fãs. É o caso do Eldorado 1959, o famoso ?rabo de peixe? que o cinema ajudou a eternizar.Primeiro, durante os próprios |
anos dourados, com galãs e beldades ao volante (Elvis Presley chegou a ter 40 Cadillacs em Graceland). Depois, na década de 70, quando todo malandro nova-iorquino que se prezasse tinha que ser representado nas telas a bordo de um rabo de peixe vermelho de bancos brancos. Um desses, ano 60, fica estacionado na garagem do cantor Roberto Carlos. Para ter o carro, ele pagou US$ 80 mil a um colecionador que havia comprado a belezura do ex-campeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, hoje ainda dono de três Cadillacs.
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Não se sabe ao certo quantos Cadillacs vieram para o Brasil, mas alguns chegaram com o porta-malas recheado de história. Um deles é o Fleetwood Limousine usado pelo presidente americano Dwight Eisenhower em visita oficial ao País em 1959. Eisenhower foi embora e deixou a preciosidade ? única na América Latina ? de presente para o Ministério das Relações Exteriores. Outro exemplo é o Fleetwood 1974 com estofamento em seda que pertencia à Embaixada do Japão e serviu ao príncipe Akihito (hoje imperador) quando ele esteve no Brasil em 1978. O carro hoje está nas mãos de um colecionador. Os fãs mais exagerados costumam dizer que a vida passou em branco para quem morreu sem dirigir um Cadillac. Exagero? Sem dúvida. Mas na GM tal retórica é levada a sério. Afinal, é isso que alimenta o mito. Cadillac é Cadillac.
Um sonho a seu alcance |
Star Cars ? Você diz modelo e ano. A empresa busca nos EUA e cuida de toda a papelada de importação. Tel: (11) 3871-3897 Dante Forastieri Locação ? Um Cadillac Limousine 1976 custa R$ 500 por quatro horas (com motorista e champanhe).Tel: (11) 3885-5284 Beverly Hills Rent a Car ? Já pensou percorrer a legendária Rota 66 (EUA) de Cadillac? A locadora da Califórnia tem três modelos: o famoso rabo de peixe vermelho sai por US$ 950/dia. Reservas: www.bhrentacar.com Cadillac, A Century of Excelence ? Livro da editora Metro Books, recheado de fotos. R$ 63 na Livraria Cultura, sob encomenda. Shadow Modelismo ? Despacha para todo o Brasil miniaturas de Cadillac feitas de aço. O clássico Bierritz anos 50 sai por R$ 490. |