O ranking 2019 das companhias aéras mais seguras do mundo feita pelo AirlineRatings.com – o único site de segurança e classificação do mundo – anunciou a australiana Qantas como a empresa de aviação mais segura do planeta. Ao lado dela foram identicadas outras 19 companhias (sem ordem de classificação), entre as 405 aéreas monitoradas, no topo da lista de mais seguras. Nenhuma brasileira faz parte da relação.

Ao fazer sua avaliação, o AirlineRatings.com leva em consideração uma gama de fatores que incluem auditorias dos órgãos governamentais e setoriais da aviação, acidentes ou graves registros de incidentes, lucratividade, iniciativas de segurança, líderes do setor e idade da frota.

Ao selecionar a Qantas – nascida como Queensland and Northern Territory Aerial Services Limited, em 1920 – como a companhia aérea mais segura do mundo para 2019, os editores da AirlineRatings.com observaram que, ao longo de seus 98 anos de história, “a companhia aérea mais antiga do mundo em operação de forma ininterrupta acumulou um incrível recorde de operações e segurança e é considerada a mais experiente do setor”. Os editores do ranking destacam ainda que a Qantas foi a companhia aérea pioneira no monitoramento em tempo real dos motores em toda a frota, usando comunicações via satélite, o que permitiu à companhia detectar problemas antes que eles se tornassem algo mais grave.

As demais 19 empresas da lista (em ordem alfabética) são:

Air New Zealand.

Alaska Airlines.

All Nippon Airways.

American Airlines.

Austrian Airlines.

British Airways.

Cathay Pacific Airways.

Emirates.

EVA Air.

Finnair.

Hawaiian Airlines.

KLM.

Lufthansa.

Qatar.

SAS Scandinavian Airline System.

Singapore Airlines.

Swiss Air.

United Airlines.

Virgin Group (Atlantic and Australia).

De acordo com o editor-chefe do site AirlineRatings.com, Geoffrey Thomas, essas companhias aéreas são destaques na indústria e estão na vanguarda da segurança, da inovação e do lançamento de novas aeronaves. “Todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias e muitos são questões de fabricação de aeronaves, não problemas operacionais”, diz. “Por isso é o modo como a tripulação de voo lida com os incidentes que determina uma boa companhia aérea de outra menos segura. Apenas agrupar todos os incidentes seria muito enganador.”

TOP 10 MAIS SEGURAS BAIXO CUSTO

Os editores da AirlineRatings.com também identificaram as 10 principais companhias aéreas de baixo custo mais seguras. Aqui a ordem é apenas alfabética, sem a ‘campeã’ do segmento:

Flybe.

Frontier.

HK Express.

Jetblue.

Jetstar.

Thomas Cook.

Volaris.

Vueling.

Westjet.

Wizz.