17/12/2018 - 16:54
Fundada em 1807 na Rússia, a produtora de armas Kalashinikov é a responsável por fabricar o mais famoso fuzil do planeta, a AK-47, que com com seus detalhes em madeira arma desde rebeldes na síria até exércitos ao redor do planeta. Hoje, a empresa produz 95% das armas leves russas e exporta para 27 países, enquanto seu famoso armamento é chamado pelo grupo como o “maior fuzil do século XX”.
Em 2018, a companhia passou por diversas mudanças, sendo a maior dela, sua saída do mercado de capital aberto. Antes disso, já havia anunciado uma diversificação nos negócios, principalmente com a adoção de tecnologia elétrica para a criação de veículos civis e militares.
A diversificação do cardápio da Kalashinikov tem suas melhor representação na lista de protótipos da empresas, que trazem projetos que vão desde peças quase prontas para entrar no mercado até novidades longe de se tornarem realidade. Muitos deles trazem a junção da expertise da empresa em armas com a tentativa de criar veículos, enquanto outros parecem ter saído diretamente de um filme de James Bond.
Um Drone tripulado, chamado de “concept aircraft”, que usa oito hélices para voar
Um barco de ataque altamente equipado e blindado feito para o grupo de forças especiais da Russia. Ele ainda vem com um veículo aéreo não-tripulado para fazer reconhecimento do entorno
O REX-1 é uma arma focada em combater o mundo digital, literalmente. A Kalashinikov afirma que a arma é capaz de abater drones com ondas elétricas, assim como afetar ondas de comunicação, wi-fi e outros aparelhos eletrônicos.
O ZALA 421-16E2 é veículo aéreo não tripulado que alça voo através de um estilingue e opera em um raio de 35 km, além de caber dentro de uma mochila
O Izh é uma motocicleta que atinge altas velocidades – máxima de 250 km/h segundo a Kalashinikov – e irá fazer parte da frota de segurança de Putin em 2019.
Esse robô é chamado de Igorek por sua fabricante, e segundo ela será usado para resolver problemas de engenharia e tarefas de combate, sem mais especificações.
O Shield Especial Vehicle é um caminhão focado no controle de multidões desenvolvido para a polícia russa. Ele ainda vem equipado com um canhão de água.
Uma motocicleta elétrica que a Kalashinikov afirma ser silenciosa, feita para as forças especiais russas. Não se sabe o quão quieta a moto pode ser, mas a empresa disse que o projeto já “passou pelos primeiros testes”
Uma metralhadora controlada por inteligência artificial que consegue detectar objetos, determinar prioridades e abrir fogo automaticamente.
A Zala Aero, subsidiária da empresa, está desenvolvendo uma vestimenta que é capaz de bloquear inimigos de rastrear sua localização. Não há detalhes sobre o funcionamento do projeto.
O Uran-6 Complex é um aparelho capaz de detectar minas terrestres, com um design que lembra máquinas agrícolas.