O que certamente não é pouca coisa são os números relacionados ao microblog em 2010, como audiência, usuários e a quantidade de seguidores que algumas personalidades conquistaram. À parte a questão numérica, o ano passado também levou para o Twitter usuários ilustres, como o Dalai Lama, Bill Gates e o presidente venezuelano Hugo Chávez. Confira.  

 

77.jpg

 

   

Pré-pago robusto  

 

Um estudo mundial encomendado pela Amdocs, empresa que atua em 60 países e desenvolve softwares para telecomunicações, aponta que a popularização dos smartphones vai tornar os clientes de pacotes pré-pagos mais exigentes. Antenadas com essa tendência, 73% das operadoras de telefonia no mundo já planejam expandir suas ofertas de serviços pré-pagos. As companhias pretendem criar opções de pacotes com recursos e serviços mais robustos, hoje oferecidos apenas a clientes pós-pagos. 

 

 

Prateleira

 

75.jpg

 

VPC-EA43FB, da SONY – Notebook tem tela de 14 polegadas LED, processador Intel Core i5, 4 GB de RAM e 500 GB de HD. Bateria dura 3 horas. Nas cores verde, branco, preto e violeta. Por R$ 2.999

 

 

Contra os piratas

 

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, quer reunir o G20 para tratar de direitos autorais na internet. Segundo ele, não se pode “consumir como nunca imagens, música, autores, criação e não assegurar o cumprimento do direito da propriedade daquele que pôs toda sua emoção, seu talento e criatividade” na realização de obras culturais. Para Sarkozy, trata-se de um tema que vai além da simples questão econômica. “No dia em que não for mais possível remunerar a criação, ela estará morta”, afirmou.

 

73.jpg

 

 

Resposta instantânea

 

74.jpg

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web (WWW)

 

O sr. imaginava que a web pudesse abrigar empresas tão poderosas como o Google?

Acreditava que ela teria um grande impacto, mas não imaginava algo assim. Essa é a maior beleza da web. É um lugar livre para criar e inovar. Isso não pode mudar. A rede deve continuar neutra, sem discriminar os dados que circulam por ela. Só assim garantiremos que novos negócios floresçam na web em um ambiente adequado de competição.

 

Que tecnologia recente mais chamou a atenção do sr.?

É difícil escolher uma, mas a nova linguagem HTML5 é promissora e deve revolucionar a forma como nos relacionamos com aplicativos baseados na web, inclusive em dispositivos móveis. E tornar a web um lugar ainda melhor para receber aplicações de tecnologias.

 

O Facebook reúne uma vasta gama de serviços, como comunicador instântaneo, jogos e aplicativos. O sr. acredita que o site possa se tornar uma web dentro da web?

Preocupo-me quando percebo que algumas empresas, como o Facebook, parecem querer fazer isso que você diz. Mas, felizmente, a história nos mostra que os monopólios não se sustentam na web por muito tempo. Foi assim com o Netscape, depois com a Microsoft e, mais recentemente, com o Google.

 

Com Bruno Galo