Balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social (MPS) neste sábado, 11, mostra que até as 17h horas o número de pessoas que afirmam ser vítimas de descontos indevidos feitos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) chega a 2,440 milhões.

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Os dados mostram ainda que 2,5 milhões de pessoas fizeram a consulta. Assim, entre os que procuraram o órgão, apenas cerca de 60 mil negaram serem alvos de fraude. O número de entidades contestadas pelos beneficiários chega a 41.

Calendário do ressarcimento deve sair na próxima semana

O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse na sexta-feira, 30, que o governo federal vai usar recursos públicos para ressarcir os aposentados e pensionistas. O calendário de pagamentos dos beneficiários deve ser anunciado na próxima semana, a partir de um acordo que está em fase de finalização junto com a Defensora Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF).

“É muito importante que a gente possa fazer esse pagamento da forma mais segura possível, porque temos que garantir o direito de regresso da União contra as entidades que fraudaram aposentados e pensionistas”, afirmou Messias.

Como contestar descontos indevidos no seu INSS

Estão disponíveis três canais de atendimento. Veja como utilizar cada um:

Aplicativo ou site Meu INSS

  1. Acesse o aplicativo ou o siteMeu INSS;
  2. Caso ainda não possua, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada servirá também para acessar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br;
  3. Após fazer o login com seu CPF e senha, clique no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
  4. O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou ou não o débito;
  5. Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
  6. A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.

Pelo telefone na Central 135

Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado ou não pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.

Presencialmente em agências dos Correios

Quem suspeita que pode ser vítima da fraude do INSS e não consegue atendimento por telefone ou internet também já pode se dirigir a uma agência dos Correios a partir do dia 30 de maio.

Nem todas as agências oferecerão o serviço. O atendimento estará disponível apenas nas mais de 5 mil agências próprias dos Correios — apesar da rede da empresa contar com quase 11 mil unidades, a maior parte delas é de franquias.00

Assim, antes de ir a uma agência, certifique-se que será atendimento nela. Veja o passo a passo:

  1. Confira se a agência próxima de você oferecerá o atendimento. Veja as agências inclusas na parceria neste link.
  2. Após se certificar que a agência tem atendimento, dirija-se a local. Leve um documento de indetificação com foto.
  3. O atendente dos Correios irá informar se houve algum valor desconto no benefício e para qual associação ele foi enviado.
  4. O beneficiário poderá então dizer se reconhece ou não a cobrança.
  5. Caso não tenha autorizado, poderá então pedir o reembolso.

Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada. Nestes casos, não será possível alterar nenhum dado cadastral — apenas fazer a consulta se houve desconto e sair com um protocolo.