Você sabia que o que comemos pode influenciar o nosso humor? Existem até mesmo profissionais dedicados a estudar quais são os melhores hábitos alimentares para que possamos nos sentir mais dispostos.

As escolhas alimentares são importantes, seja para melhorar a saúde mental e física, seja para dar aquele boost na energia para aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos.

+ Com fim do embargo, Bello Alimentos retoma exportação de carne de frango à China

Carboidratos complexos:
Estes carboidratos contêm mais nutrientes do que os carboidratos simples e, por terem mais fibras, demoram mais a serem digeridos.

Eles também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar no humor, já que a flutuação da glicose no sangue pode levar a alterações bruscas e te deixar irritado e com pouca energia.

1. Semente de abóbora
2. Maçã
3. Grão-de-bico
4. Morango
5. Aveia

Proteína magra:
A proteína é necessária para ter níveis de energia saudáveis. Ela demora mais do que o carboidrato para ser digerida, mantendo o nível de açúcar do sangue equilibrado e fornecendo energia por mais tempo.

Ela também afeta os hormônios que controlam a saciedade, então, quando você se alimenta com o suficiente, não ficará irritado por sentir fome.

6. Ovos
7. Salmão
8. Lentilha
9. Frango
10. Carne magra (cortes com menos gordura e colesterol)

Gordura saudável:
O ômega 3 faz parte das membranas das células, principalmente do cérebro. Por isso, alimentar-se de salmão e sardinha pode ajudar a melhorar o humor.

Além do ômega 3, as gorduras não saturadas presentes em abacates, azeitonas e castanhas podem ajudar com inflamações e na diminuição da pressão arterial, o que é importante para a saúde do cérebro.

Comer gordura saudável também auxilia a manter a imunidade alta.

11. Avocado (abacate)
12. Azeitonas
13. Tofu
14. Chocolate amargo
15. Sardinha

Folato (vitamina B9):
O folato é importante na produção de dopamina e impacta os neurotransmissores relacionados ao humor, o que pode te manter mais calmo. Também pode auxiliar a regular padrões de sono, principalmente com o avanço da idade.

16. Espinafre
17. Aspargos
18. Couve de Bruxelas
19. Romã
20. Mariscos

Ferro:
Baixos índices de ferro podem causar fadiga e depressão. As proteínas encontradas no ferro podem ajudar a manter as funções cerebrais. Consumir demais ou de menos pode impactar as funções imunes, já que os glóbulos brancos combatem infecções gerenciando os níveis de ferro.

21. Batatas
22. Peru
23. Caju
24. Feijão
25. Quinoa

Vitamina C:
A vitamina C é um antioxidante que auxilia o corpo na habilidade de criar neurotransmissores, incluindo dopamina e serotonina, que trabalham para estabilizar o humor.

Seu corpo precisa de vitamina C para manter e reparar todos os tecidos, ajudando a curar feridas. Suas glândulas adrenais também precisam da vitamina para produzir hormônios do estresse, como o cortisol. Quanto mais estressado você estiver, mais cortisol você produzirá – e para isso, precisará de mais vitamina C.

26. Laranja
27. Limão
28. Kiwi
29. Pimentão
30. Tomate

Melatonina:
O triptofano, assim como nutrientes como cálcio e vitamina B6, ajudam a produzir melatonina, mas você também pode obter o “hormônio do sono” com os alimentos da lista.

A melatonina não tem um efeito sonífero, mas te leva a um estado que facilita o caminho para o sono. Ingerir alimentos ricos em melatonina antes da hora de dormir pode estimular o aumento natural da produção do hormônio que acontece à noite.

31. Cerejas
32. Uvas
33. Cevada
34. Brócolis
35. Pistache