24/10/2022 - 11:43
Inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias da década, junto com automação, low code e virtualização. É uma ferramenta que traz para as empresas e para o mundo promessas de mudar a maneira como trabalhamos e processamos dados, inclusive trazendo discussões sobre substituição de posições humanas por algoritmos de computador.
Segundo a pesquisa global de adoção de IA da IBM deste ano, pelo menos 41% das empresas brasileiras já implementaram a tecnologia ativamente em seus negócios em 2022 e 34% das empresas relataram que estão explorando o uso de IA.
+ Publicidade na Netflix terá pacotes de até R$ 20 milhões
Esta pesquisa foi realizada com uma amostra de 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior com algum conhecimento/influência sobre as decisões de tecnologia de sua empresa, incluindo 500 entrevistados em cada um dos países.
Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.
Uma explicação importante para a adoção gradual da IA é a necessidade de implementar uma estratégia de gerenciamento de dados bem-sucedida. De acordo com o estudo, na América Latina, garantir a segurança da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gestão de dados de uma organização, independentemente do seu porte.
Barreiras para a adoção
À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda existem barreiras para sua adoção no Brasil, principalmente para organizações menores, que são significativamente menos propensas a tirar proveito da IA. A pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%).
A IBM está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações em todos os setores, com IA centrada no ser humano projetada para as necessidades dos negócios.
Construindo operações mais sustentáveis
A IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior nas iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de suas iniciativas de sustentabilidade.
Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios ESG/sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e verificáveis sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%) e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).