Entre as 1.192.110 declarações do Imposto de Renda recebidas pela Receita Federal até as 17h30 desta sexta-feira, 15, primeiro dia do prazo de entrega da documentação, 46% utilizaram a opção pré-preenchida.

Estatísticas do IR 2024
A versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2024 foi liberada pela Receita Federal na data de início da entrega da declaração. Como no ano passado, os contribuintes que optarem por essa modalidade terão prioridade na hora de receber a restituição

+Imposto de Renda 2024: Quando a restituição será paga? Veja calendário

+ Veja as novas regras e o que muda na declaração do IR

A declaração pré-preenchida reduz as chances de erros e o risco de cair na malha fina, além de agilizar o processo de declaração para milhões de brasileiros. O recurso capta informações atualizadas de 2023, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Segunda a Receita, entre as novidades do Imposto de Renda 2024 está a ampliação da disponibilidade da declaração pré-preenchida, agora acessível para 75% dos declarantes. A modalidade requer porém uma conta no GOV.BR.

Como fazer a declaração pré-preenchida

O programa do Imposto de Renda 2024 será liberado para download também no dia 15 de março. Mas lembre-se, o próprio programa avisa o usuário que o uso da pré-preenchida se sobrepõe às informações que o contribuinte pode, eventualmente, corrigir. Por isso, é necessário atenção aos dados pré-preenchidos pela Receita.

Se esse tipo de declaração for um problema para você, clique em “não” ao ser questionado se deseja importar os dados da declaração pré-preenchida.

  • Abra o IRPF2024, clique em “Nova” e escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida;
  • Em seguida, informe se a declaração é “própria” ou se vai fazer a de outra pessoa, “por procuração”;
  • O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte;
  • Ao clicar em “Sim”, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha.

Após confirmar as informações, retorne ao programa IRPF 2024, que ainda será disponibilizado pela Receita, e conclua a importação dos dados da declaração pré-preenchida.

Importante ressaltar que, antes de fazer a declaração, mesmo a pré-preenchida, é importante o contribuinte conferir todas as informações e complementar os campos em branco antes de enviar o documento.

O prazo para a entrega da declaração começou às 8h desta sexta-feira e vai até 31 de maio.

+ IR 2024: quem está isento e não precisa fazer a declaração

A expectativa da Receita Federal é de que sejam recebidas até 43 milhões de declarações. No ano passado, segundo o órgão, foram recebidas 41,1 milhões de declarações, enquanto em 2022 foram 36,6 milhões de contribuintes que realizaram a declaração.

A opção pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix garantirá novamente prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio e o quinto e último lote no dia 30 de setembro. Entenda as regras do IR 2024 e ordem de prioridade no recebimento da restituição.

Passo a passo

O programa da declaração está disponível para download no site da Receita Federal O contribuinte só precisa escolher a versão do sistema operacional o download. Ele está disponível para as plataformas Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.

Após baixar o arquivo em seu computador, basta clicar na versão executável do programa (.exe), que vai estar na pasta de “Download” do seu computador e clicar em “instalar” quando o programa abrir.

Além de poder baixar o programa gerador da declaração (PGD), o contribuinte pode também fazer a declaração pela site da Receita Federal ou via smartphone ou tablet por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares com sistema operacional Android (Google) e iOS (Apple).

Como fazer a pré-preenchida

Ao abrir o programa o contribuinte pode optar por fazer a declaração pré-preenchida, onde o sistema da Receita completa tudo que tem a seu respeito na base de dados dela. O recurso capta informações atualizadas de 2023, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Depois é só conferir ou preencher os campos com as informações recebidas nos Informes de Rendimentos do trabalho, INSS, e documentos informados por bancos e instituições financeiras nas fichas. Para preencher a declaração é preciso também ter em mãos documentos como título de eleitor, CPF de dependentes, alimentandos e do cônjuge, comprovante de endereço e ocupação, além da declaração de imposto do ano anterior.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Gov.Br de nível ouro ou prata. Veja como criar a conta Gov.Br.

“Mesmo que o contribuinte opte por utilizar a pré-preenchida, é de fundamental importância que ele faça a conferência das informações com o comprovante de rendimentos e outros documentos por ele guardados. As informações não recuperadas pela pré-preenchida devem ser complementadas pelo declarante”, orienta o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca.

A expectativa do governo entidade é de que neste ano sejam recebidas mais de 17,4 milhões de declarações na opção pré-preenchida, cerca de 40% do total.

Ordem de prioridade na restituição

O primeiro lote será pago no dia 31 de maio e o quinto e último lote no dia 30 de setembro. Veja o calendário.

Confira a ordem de prioridade para o pagamento da restituição:

  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX;
  • Demais Contribuintes.