Com a aproximação do feriado da Independência do Brasil, celebrado dia 7 de setembro, os brasileiros já estão pensando em viagens para o descanso prolongado. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o feriado não foi adiantado e com a vacinação acelerada nestes estados surgem dúvidas do que estará liberado ou não na data.

A seguir veja 5 coisas que você precisa saber antes de viajar:

Carteira Nacional de Vacinação

O Certificado Nacional de Vacinação é um documento que pode ser utilizado pelos turistas que planejam viajar. Emitido pelo Ministério da Saúde, ele comprova a vacinação completa contra a Covid-19 de cada cidadão. A declaração pode ser obtida por qualquer pessoa através do site ou do aplicativo do Conecte SUS Cidadão.

+ Campos do Jordão usa cerca metálica para evitar aglomeração durante feriado

Restrições

Em São Paulo não há mais restrições de horário e de capacidade de ocupação de público no comércio. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório. No RJ também não há restrições, mas o governo pode voltar a determinar medidas pelo aumento de casos no estado.

Fiscalização

A Prefeitura do Rio já antecipou, para o próximo fim de semana, o início da Operação Verão na orla da cidade. A medida foi tomada depois das cenas de vandalismo registradas no último domingo. A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) informou que pelo menos 150 agentes serão destacados para realizar operações de fiscalização na orla da cidade. As cidades litorâneas de São Paulo ainda não se manifestaram sobre o feriado.

Preços das passagens

Uma pesquisa da Kayak, divulgada pelo R7, mostra que os preços das passagens aéreas para a data já estão 40% mais altos. A capital paulista está entre os destinos menos procurados pelos brasileiros e com a passagem mais barata com preço médio de R$ 706. A capital fluminense também está entre os destinos mais baratos, com passagens por R$ 844.

Museus

Para celebrar o dia com passeios culturais, há diversos palácios, monumentos e parques que entraram para a história na trajetória da independência do país. No Rio tem o Palácio de São Cristóvão e o Museu Imperial, em Petrópolis. Já em São Paulo as opções são: Páteo do Colégio, Museu do Ipiranga, Monumento à Independência, Casa do Grito, Parque da Independência e Caminhos do Mar, na Serra do Mar.