11/11/2021 - 14:36
Se você está de olho nas promoções nesse Dia do Solteiro chinês, o 11/11, precisa ficar atento para não cair em golpes e fazer uma compra segura.
Tanto na compra em grandes varejistas como em marketplaces, alguns pequenos atos podem fazer com que você evite dores de cabeça. Confira alguns deles:
+Saiba o que é o 11/11, a Black Friday chinesa que acontece hoje; e aproveite as ofertas
1- Só conclua a compra em sites oficiais
Um dos golpes mais aplicados nesse período é o phishing, em que os golpistas enviam um link malicioso com alguma promoção falsa e basta que você coloque seus dados para eles serem roubados.
“Sempre verifique a promoção direto no site da loja ou da marca, não acredite somente naquilo que recebe por stories, post patrocinado ou grupo. Busque essa promoção em ambientes que você sabe que serão seguros”, explica a advogada especialista em direito do consumidor, Marcela Cavallo.
2- Golpe dos pagamentos diretos
Com o avanço das tecnologias de pagamentos digitais, diversos golpistas pedem transferências diretas em aplicativos como o WhatsApp. Não caia nessa! Só faça pagamentos dentro da plataforma segura do aplicativo de compras.
3- Pesquise o histórico da empresa
É possível fazer uma pesquisa sobre a empresa em que se está comprando de uma forma bastante rápida hoje em dia. Um exemplo é buscar pelo CNPJ da loja nas redes sociais. Ele precisa estar no rodapé da página. Se encontrar muitas reclamações em site como o Procon e o Reclame Aqui, é bom ficar atento.
Em marketplaces, confira a avaliação que os outros consumidores fizeram daquela empresa.
4- Cuidado com produtos falsificados
Plataformas de marketplaces como o Shopee e o Mercado Livre já foram alvos de buscas e notificações do Procon e da Receita Federal por estarem vendendo produtos não homologados e falsificados. Fique atento com promoções de celulares, carregadores, e equipamentos eletrônicos, em geral, além de artigos de vestuário que podem ter procedência duvidosa.
5- Verifique a segurança do site
Fique de olho se está entrando em plataformas seguras. Alguns golpistas fazem uma página idêntica a de grandes varejistas com promoções falsas para roubar os seus dados. Se estiver acessando o site no computador, confira se no canto superior direito da página tem a figura de um cadeado fechado. Essa é a sua garantia de que aquele ambiente é seguro.
No celular, entre sempre nas redes sociais das grandes varejistas e baixe o aplicativo oficial da loja.