Mais de cinco taxistas disputam cada uma das cinco mil vagas para o  táxis pretos, nova forma de transporte na cidade de São Paulo que deve  entrar em operação em janeiro de 2016, criado para disputar espaço com  aplicativo Uber. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), até a  última segunda-feira, 30, último dia da inscrição, 27.691 pessoas se  inscreveram no edital. O sorteio dos novos alvarás será realizado no  próximo dia 10 de dezembro. A intenção da Prefeitura é integrar dois  tipos de táxis já existentes na capital, com uma bandeira mais cara:  especial e de luxo.

Pensando nisso, os aplicativos que  exploram o serviço na cidade já estão se adaptando para integrar os  futuros novos carros. O 99Taxis, por exemplo, criou o 99 TOP justamente  visando os novos alvarás que, por decreto municipal, tem a prerrogativa  de oferecer um serviço de considerado “diferenciado”. A EasyTaxi, outra  gigante dos aplicativos, ainda não definiu se irá criar um novo software  ou se irá permitir o usuário a fazer a escolher o táxi preto na hora do  pedido. Mas a empresa garante que irá se adequar aos novos alvarás.

Os  veículos serão na cor preta, com ar-condicionado, bancos de couro e, no  máximo, cinco anos de uso. O valor da corrida não será cobrado no  taxímetro: haverá preço máximo por trechos determinados pela Prefeitura.

As mudanças da Prefeitura surgiram quando taxistas de  frota (que tem permissão para dirigir mas não são donos dos alvarás)  começaram uma guerra contra a Uber. Motoristas e passageiros do serviço  considerado ilegal chegaram a ser agredidos. Os usuários do serviço de  táxi começaram a trocá-lo pelo Uber principalmente pela qualidade do  serviço e a cobrança ser feita pelo percurso e não no taxímetro.

Houve  pressão na Câmara dos Vereadores e o legislativo paulistano tornou o  dispositivo ilegal na cidade de São Paulo. Por outro lado, agora, a  administração municipal quer credenciar todos os aplicativos que  exploram o táxi regular na capital. Com isso, o poder público vai  conseguir suspender a habilitação específica (Condutax) e aplicar multas  pela qualidade do serviço.

Na última quarta-feira, 25, os  vereadores aprovaram em segunda votação a exigências dos aplicativos  como 99Taxis e o EasyTaxi terem que se credenciar junto à Prefeitura  para continuar explorando o serviço.