16/12/2023 - 9:00
O ano de 2024 está chegando, e diferentes oportunidades com o novo ciclo podem chegar para empreendedores, assim como a vontade de começar novos negócios. A pedido da Dinheiro, a empresária, investidora-anjo e vencedora do Women in Tech Latam Awards 2022, Camila Farani, listou algumas dicas do pitch perfeito.
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No mundo empreendedor, um pitch consiste numa apresentação direta sobre a ideia de negócio, indicando gastos, custos e outros elementos para conquistar o investidor.
Uma das estratégias mais fundamentais de Camila é o modelo de pitch, a porta de entrada de quem ia ao palco do programa Shark Tank Brasil, além de ser o passaporte de qualquer empreendedor que está buscando financiamento para sua ideia. O segredo é simples mas eficaz:
“No pitch, é sempre importante saber que ele pode ser um documento, mas o mais importante é que você tem ele dentro da cabeça”, defende a empresária.
Comece pela dor
“É importante você começar sempre contextualizando, mas colocando a audiência, o interlocutor, na dor que você resolve. Então a primeira coisa é você falar sobre a dor, sobre o problema; depois é sobre a solução. Em seguida, vem o modelo de negócio, que é basicamente como que o problema se ‘linka’ à solução e o empreendedor ganha dinheiro com aquilo”, recomenda.
Em seguida, se perguntar ‘como é que ele faz dinheiro? Você pode ter um modelo de receita e você pode ter três, quatro ou cinco modelos de receita; depois, falar das estratégias de crescimento, ou seja, cada novo produto, serviço e funcionalidade que o empreendedor vai colocar naquele negócio. O que aquilo vai representar de aumento? O ideal é elaborar esse crescimento estratégico para 36 meses“, revela.
O time
Depois, explicar quem compõe seu time. “Quem são os fundadores, qual é o nível de complementariedade entre eles, o nível de background, histórico, soft skills, hard skills, lugares onde eles trabalharam e como é que a função deles é importante dentro da empresa”, defende a empresária.
Depois vem o modelo de concorrência: explique quem são os seus concorrentes diretos, quem são os indiretos, e o que você tem que eles não têm e vice-versa.
Na sequência, se fala sobre benchmarks: quem são os grandes players que estão fazendo isso ou podem estar fazendo isso e como que você também se diferencia deles.
Para fechar
O ponto de fricção, ou seja, quais são os gargalos ainda que o empreendedor está tendo, também são interessantes na hora do pitch. “Você não faz só uma coisa vendedora, o pitch não é um argumento de vendas, ele é um argumento persuasivo, então você colocar quais são os desafios que você está vivendo é muito importante porque você mostra transparência, você mostra sinceridade”.
“E finalmente, o pedido: quanto que você está pedindo? Tanto do teu negócio quanto que você está disposto”.