Tony Walsielewski, comandante dos bombeiros, recebeu uma surpresa quando estava retirando caixas e destroços de um avião, que levava 53 cães resgatados de Nova Orleães para Waukesha, no Wisconsin, nos Estados Unidos, quando se deparou: os animais tinham sobrevivido à queda da aeronave e uma cadela, inesperadamente, saltou para seu colo.

O americano acabou por adotar o animal ‘milagre’, que foi recebido de braços abertos pela família.

+ Cães podem cheirar quando humanos estão estressados, diz estudo

O avião que levava os cães despenhou no campo de golfe do Western Lakes Golf Club, em Pewaukee, no estado norte-americano do Wisconsin. “Foi uma aterragem catastrófica”, afirmou o subcomandante dos bombeiros de Lake Country, após o desastre.

Felizmente, todos os ocupantes do avião, bem como os animais, sobreviveram, ainda que três passageiros e alguns cachorros tenham sofrido ferimentos leves. Até ao momento não são conhecidas as causas que levaram à queda do avião.

A diretora da Sociedade pelo Tratamento Humano dos Animais, Maggie Tate-Techtmann, explicou que o voo era um dos habitualmente feitos, que transporta cães abandonados e resgatados pela instituição para abrigos naquela região norte-americana.

Os animais foram tratados por veterinários e distribuídos por vários abrigos. Para enfrentar os custos do tratamento dos cães feridos, foi feita uma angariação de fundos, que ultrapassou em poucas horas o objetivo de 5000 euros.

Depressa a história se tornou viral e muitos quiseram adotar os ‘patudos’ sobreviventes, agora apelidados de ‘Amores dos Lagos’. Até quinta-feira já 19 dos 53 animais tinham encontrado uma nova família. “É surpreendente que todos estejam tão bem, após o que passaram”, comenta Tate-Techtmann ao Washington Post.