22/11/2021 - 16:06
A quinta onda de Covid-19 aumenta rapidamente na Europa, sobretudo na França. Porta-voz do governo francês, Gabriel Attal declarou neste domingo (21) que o coronavírus propaga-se na “velocidade da luz” no país.
O número de infecções diárias quase dobrou em uma semana: foram 9.458 novos casos diários contra 17.153 registrados diariamente no último sábado (20). A Organização Mundial da Saúde (OMS) já afirmou que a Europa voltou a ser o epicentro global da pandemia.
+ Pfizer afirma que sua vacina anticovid é 100% eficaz em adolescentes após 4 meses
+ Merkel afirma que restrições na Alemanha contra covid-19 “não são suficientes”
O aumento de novas infecções ainda não gerou impacto nas hospitalizações devido à vacinação, ainda eficaz na prevenção das formas graves da doença. Contudo, a imunização não impede novas contaminações e a circulação do vírus.
A França possui uma taxa de vacinação superior à brasileira: 68,95% da população estava totalmente imunizada em 18 de novembro, contra 60,04% no Brasil.
Países como Áustria e Alemanha já decretaram novas medidas de isolamento para enfrentar a nova onda de infecções que deve se agravar com o inverno europeu. A volta do confinamento ainda não é discutida pelo governo francês, que foca no avanço da vacinação, em doses de reforço à população adulta e no número de leitos para atender os infectados.
“Temos algum tipo de pequeno controle na situação sanitária, mas obviamente iremos acompanhar de perto nos próximos dias. Por favor: vacinem-se! Esta é nossa única arma contra o vírus”, pediu a ministra da Indústria da França, Agnés Pannier-Runacher, em entrevista à CNBC.