16/09/2025 - 9:06
O mercado brasileiro de bebidas está em plena transformação. Com um número crescente de consumidores em busca de mais saúde e bem-estar (wellness), a indústria tem investido na criação de uma série de novos produtos, muitos deles com propriedades funcionais, em alguns casos dando origem a novas categorias.
O movimento é impulsionado também por avanços no desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens mais ecológicas e novas regulamentações, que ajudam os consumidores a optarem por alternativas mais saudáveis. É o caso, por exemplo, do selo da Lupa, que indica quando há níveis elevados de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada.
São desdobramentos locais de uma tendência global, que tende a se manter forte ao menos até o final da década, como aponta a Mordor Intelligence. Segundo estudo realizado pela empresa, o mercado de bebidas saudáveis deve crescer 7,23% ao ano, até 2030, e passar dos atuais US$ 132,38 bilhões para US$ 187,67 bilhões, ampliando as opções disponíveis para os consumidores.
Confira algumas das inovações mais recentes do mercado:
1. Pley By Ney
Essa bebida mista de frutas com água de coco, sem adição de açúcares, é resultado de uma parceria entre o Grupo Tial e a NR Sports, que gerencia a imagem de Neymar Jr.. Voltado para quem busca hidratação com sabor e naturalidade, o produto pode ser consumido em diferentes ocasiões e é vendido em três sabores: tropisamba (laranja e acerola); abacaxi com manga (mangofunk); e greengroove (uva verde, limão e guaraná).
2. Desinchá Pra Já
Trata-se de uma linha de chás prontos para beber feita por infusão natural, ao contrário da maior parte das opções de chás prontos disponíveis no mercado. É vendido atualmente em seis sabores, como mate com limão e frutas vermelhas. A proposta da marca é oferecer praticidade sem abrir mão da saudabilidade.
3. Suivie
Essa infusão de jabuticaba é 100% natural, sem conservantes nem açúcar adicionado. Com alto poder antioxidante, a bebida aposta na valorização de ingredientes brasileiros e no apelo funcional para conquistar consumidores preocupados com saúde e longevidade, tanto no Brasil quanto lá fora.
4. Stella Artois Pure Gold
A Anheuser-Busch InBev criou uma versão sem glúten de uma de suas mais tradicionais marcas, a Stella Artois. O produto também tem 17% menos calorias, atendendo tanto celíacos quanto consumidores que preferem opções mais leves da bebida.
5. Blub
Primeira marca brasileira de águas gaseificadas saborizadas em lata, sem adição de açúcares, sódio ou corantes artificiais, a Blub marca a estreia no mercado da mineira Health Drinks. Lançada em 2024, é vendida em sabores exclusivos, como guaraná, usa embalagens recicláveis e é produzida com ingredientes 100% nacionais.