Em época de fim de ano, a correria para o Natal e Ano Novo combinada com férias pode aumentar um vício que já é recorrente em outros momento do ano: o excesso de tempo de tela, tanto no computador quanto no celular. Uma pesquisa da App Annie mostrou que, em 2021, usuários passaram 193,3 bilhões de horas no celular. A qualquer oportunidade, vale fazer um ‘detox digital’ para descansar desse excesso.

Estudos como o Limiting Social Media Decreases Loneliness and Depression, da Universidade da Pensilvânia, sugerem que limitar o uso de mídia social a aproximadamente 30 minutos por dia pode levar a uma melhora significativa no bem-estar. A prática, quase inviável principalmente para quem trabalha com celular e computador, pode ser feita intercalando o uso a cada 15 minutos de uso durante o dia.

Dicas para um detox digital

Um dos meios para fazer o detox digital e controlar o tempo de tela está no próprio aparelho celular. O Instagram, por exemplo, mostra quanto tempo o usuário gastou na rede social: basta abrir a aba “Configurações” e clicar em “Sua Atividade” para obter informações da contagem diária do uso do aplicativo. 

Mais da metade dos brasileiros acredita que estará menos endividada em 2023

Também em aparelhos Android, o usuário pode acessar a opção “Bem-estar digital” na opção de “Configurações”. Lá, o celular tem uma lista de aplicativos baixados, onde é possível organizar o limite de tempo de uso de cada um no “Temporizadores de aplicativos”.

Para os usuários de Iphone, o dispositivo mostra um relatório de quanto tempo a pessoa gasta no aparelho. Veja como:

  1. Abra a opção “Ajustes”;
  2. Clique em “Tempo de Uso”;
  3. Toque em “Ver Todas as Atividades”;
  4. Toque em Semana para ver um resumo do uso semanal;
  5. Toque em Dia para ver um resumo do uso diário.

Veja alguns motivos para reduzir o tempo online no fim de semana:

  • Aproveitar tempo livre com família e amigos

A chegada de dezembro proporciona o período tradicional das férias escolares, vale aproveitar o período para passeios e encontros e ter um tempo de maior qualidade com filhos, pais e amigos. Retirar as notificações durante o fim de semana pode ajudar a ficar distante dos aparelhos;

  •  Reduzir a ansiedade

Um artigo da Sociedade Americana de Psicologia mostrou que, em pesquisa, a ansiedade e o uso de smartphones parecem muitas vezes andar de mãos dadas. Em um estudo explorando essa ideia, Larry Rosen, PhD, professor emérito de Psicologia na Universidade do estado da Califórnia e outros especialistas tiraram os telefones dos estudantes universitários por uma hora e testaram seus níveis de ansiedade em vários intervalos.

Parte dos usuários começou a mostrar sinais de aumento da ansiedade após cerca de 25 minutos sem seus telefones, mas sua ansiedade manteve-se estável nesse nível moderadamente aumentado pelo restante do estudo de uma hora. Já os considerados ‘usuários pesados ​​de telefone’ mostraram aumento da ansiedade após apenas 10 minutos sem o aparelho.

  • Evitar isolamento e depressão 

Segundo o estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology, da Universidade da Pensilvânia, o tempo diário recomendado para se manter online é de apenas 30 minutos. O motivo: uma pesquisa mostrou que quem conseguiu manter esse controle do tempo das telas teve redução significativa na solidão e depressão ao longo de três semanas. Portanto, passar menos tempo ‘navegando’ nas redes também pode evitar transtornos psicológicos. 

  • Melhorar a qualidade do sono

Especialistas da Sociedade Americana de Psicologia acreditam que o uso das tecnologias está em constante mudança. No entanto, algumas das evidências mais estabelecidas giram em torno do sono. “Acho que temos uma massa crítica de pesquisas [indicando] que é melhor evitar o uso de celulares à noite”, diz Karla Murdock. Assim, os cochilos e o sono do fim de semana podem ter melhor aproveitamento.

  • Melhorar a criatividade

De acordo com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, “passar um tempo livre da Internet desperta a sua criatividade genuína, o que não acontece tão facilmente quando você permanece conectado”. Mesmo que as plataformas online sejam uma fonte de inspiração, elas podem inibir pensamentos e ideias originais.

  • Descansar para 2023

Outra dica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é a respeito da produtividade. “Uma vez que você não está dividindo a sua atenção com o que está acontecendo nas redes sociais, por exemplo, não se distrai com assuntos que não são relevantes para o momento e tende a ter mais foco nas suas atividades, como estudar e trabalhar. Assim, deixa de procrastinar, evita atrasos e aumenta a sua produtividade”. Assim, após um tempo de descanso e com o retorno das atividades normais em 2023, é possível estar revigorado.