O que faz um conteúdo bombar na internet? Não há uma fórmula capaz de responder a essa pergunta, mas há algumas pistas importantes. Com base em análise de campanhas, blogs e comportamento dos usuários, os profissionais de marketing digital hoje conhecem alguns ingredientes que ajudam a “viralizar” um conteúdo. O blog conversou sobre isso com Fernando Amaral, estrategista digital da agência A2C, e pediu a ele algumas dicas sobre como ampliar a repercussão de um conteúdo na web. Confira as recomendações: 

1.  Apelo emocional: As pessoas não querem um conteúdo em cima do muro. Por isso, fazer algo bombar na rede passa por abordar questões que realmente toquem e comovam os usuários. Segundo Jonah Berger, no artigo “What Makes Online Content Viral”, posts que envolviam os internautas com alegria, tristeza, medo, superação (e por aí vai…) eram mais propensos a serem compartilhados. O ponto de atenção aqui é que, se errar na dose, o tiro pode sair pela culatra e o conteúdo viralizar de maneira negativa para a marca. Portanto, muito cuidado com a forma e com a mensagem que deseja comunicar;

2. Praticidade: Mensagens rápidas, respostas a perguntas, listas, texto de “como fazer” são ótimas maneiras de conectar os usuários à ideia que há por trás do que se quer comunicar. O uso claro e bem definido daquilo que os especialistas chamam de  “call to action” – convites para clicar em um texto ou imagem, por exemplo-  são fundamenteis para uma boa estratégia de viralização. Existem duas formas de fazer isso:

• Colocá-los como iscas para atrair a atenção dos usuários para a mensagem.
• Direcionar o comportamento dos usuários. Exemplo: clique aqui, acesse, veja mais.

3. Legibilidade: Esse ponto não está apenas ligado à maneira de expor o conteúdo de maneira visual, mas sim em estar conectado ao seu público. Falar no “idioma” dele é a melhor maneira de fazer com que ele leia, veja e interaja. Lembre-se de que ter um conteúdo simples não é o mesmo que simplificar o conteúdo.

4. Power words: Já é sabido que blogs e sites contam com estratégias de SEO para otimização nas ferramentas de busca, principalmente o Google. Essa método alterou o comportamento humano. Assim, algumas palavras têm maior impacto (não apenas do ponto de vista psicológico) e chances de atrair a atenção do receptor da mensagem. A Rise Digital, agência de Seattle, gerou uma lista com 317 palavras que podem te ajudar (baixe o PDF aqui).

5. Confiabilidade: Histórias pessoais, estatísticas, fontes e citações de especialistas dão credibilidade e fazem com que as pessoas possam compartilhar tudo sem medo e com maior segurança.

6. Imagem e diagramação: A conexão do trabalho de redação com o de arte é muito importante para que o apelo visual faça a diferença. Não podemos pensar apenas na imagem, mas na estética como um todo. Cuidado com o tamanho dos parágrafos, destaque de palavras em negrito e os espaçamentos. Tudo isso deve fazer parte do “manual de como viralizar”.

7. Horários de pico: O que publicar é importante, mas quando também é – e muito. Deve-se estudar o mercado e o comportamento do usuário para ser o mais assertivo possível e comunicar quando eles estiverem disponíveis.

Essas dicas se baseiam na análise do desempenho em diversos sites e blogs, mas é importante ter claro que, sozinhas, podem não surtir o efeito esperado. Para que funcionem de fato, devem ser apoiadas por uma boa estratégia digital de curto, médio e longo prazos.
E aí? Pronto para fazer o mais novo hit da internet?