07/09/2022 - 10:29
O Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta quarta-feira, 7 de setembro, se tornou uma data em que as manifestações políticas roubaram os holofotes dos tradicionais desfiles e comemorações pacíficas e deram ao feriado um clima tenso e hostil, dependendo do seu posicionamento.
Há atos políticos, de esquerda e direita, já em andamento e programados, em pelo menos 18 estados, além do Distrito Federal.
+ Bolsonaristas na Esplanada gritam contra Lula e ofendem a imprensa
Para aqueles que pretendem chegar ao fim do dia ilesos, é importante seguir algumas recomendações a fim de evitar conflitos políticos ou até mesmo se expor aos perigos que grandes aglomerações ainda oferecem. Confira algumas dicas.
Cuidados com a proteção
Especialistas avisam que, embora a maioria das medidas de proteção contra a Covid-19 não seja mais obrigatória em vários estados do país, o uso de máscara ainda é recomendado e a pandemia ainda não acabou.
Ainda que o número de casos e mortes seja menor do que já foi no início do ano, médicos infectologistas alertam para os perigos que as sequelas da Covid-19 podem causar, que ainda estão sendo analisados, sem se saber ao certo como tratar.
Por isso, o uso de máscaras cirúrgicas ou PFF2 ainda é indicado para quem for sair de casa. Principalmente se o trajeto incluir o uso de transporte público ou encontro de aglomerações, mesmo que ao ar livre.
Além de proteger contra covid, a máscara também pode evitar doenças de transmissão respiratória, como gripe, vírus sincicial respiratório e outras infecções.
Cuidados com o que vestir
A polarização política fez com que as cores verde, amarelo e vermelho fossem associadas a ideologias políticas opostas. Sair na rua vestindo alguma peça com essas cores neste 7 de setembro pode colocar sua segurança em risco, como já foi visto em manifestações passadas.
Enquanto o verde e amarelo representam o cidadão conservador, de direita e apoiador do governo do atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), o vermelho está associado ao público de esquerda, opositores da gestão atual, com preferência pelo ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Diante de um histórico de posicionamento agressivo de manifestantes de ambos os lados que estarão nas ruas para atos contra e a favor ao atual presidente, o ideal é evitar peças que possam indicar qualquer postura política, o que inclui estrelas vermelhas e camisas da Seleção Brasileira.
Cuidados com fake news
O dia ainda promete ser de campanha para muitos políticos que estarão presentes nos atos de 7 de setembro. E as campanhas eleitorais, travestidas de celebrações da Independência, serão transmitidas por vários canais de TV e online.
É importante lembrar que estamos a poucos dias das Eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Portanto, qualquer fala em palanque deve ser analisada criticamente e confirmada, ainda que posteriormente.
Esse é o momento em que muitos políticos e seus seguidores se utilizam do calor das manifestações para proferir discurso de ódio, fake news e promessas quase divinas, impossíveis de cumprir. Nesses casos, é sempre importante utilizar fontes confiáveis para verificar o que foi falado antes de compartilhar com outras pessoas. Ou seja, para sair ileso intelectualmente, desconfie de salvadores da pátria.