19/05/2014 - 0:00
Vivemos uma época muito rica na relação entre tecnologia e educação, com implicações diretas tanto no aspecto pedagógico propriamente dito como no de negócios. Como toda fase de transição de eras, o cenário é um pouco difuso e não se tem certeza do que vai passar ou o que virá de fato. Em todo caso, algumas tendências na área de educação começam a ficar mais claras. O ensino a distância, a colaboração online e a personalização estão entre as apostas que ganham força em função das novas possibilidade abertas pela tecnologia. Se de um lado isso amplia os horizontes para educadores e estudantes, de outro abre novas veredas para empreendedores, que podem desenvolver sistemas e projetos que acelerem a transformação da educação.
Para estimular essa reflexão, listo abaixo alguns caminhos que a educação começa a trilhar.
1- Big Data na educação – Os sistemas que analisam e extraem inteligência de uma grande massa de dados permitirão às instituições e professores um conhecimento maior sobre os alunos, como seus pontos fortes e fracos. Assim, será possível personalizar o ensino. Além disso, municiará as escolas com informações importantes do ponto de vista comercial, úteis para atrair e reter alunos e criar cursos.
2- Ensino híbrido – Os métodos que combinam atividades presenciais e online nas escolas vão ganhar espaço porque permitem tanto o trabalho de campo como a colaboração online.
3- Colaboração online – Num mundo globalizado e conectado, os projetos colaborativos em rede são uma maneira poderosa de unir cérebros do mundo inteiro e estimular a inteligência coletiva, o que pode ser um diferencial competitivo para as instituições de ensino.
4- Mobilidade – Os aplicativos educacionais para smartphones e tablets têm um campo fértil pela frente, pois permitem aos alunos estudar a qualquer momento e levar o conteúdo da sala de aula para onde estiverem.
5- Gamification – Os games são uma maneira eficiente de tornar o estudo e as aulas mais atraentes. Além disso, crianças e adolescentes estão plenamente familiarizados com essa linguagem, o que facilita o aprendizado.
6- MOOCs- Os Massive Online Open Courses (ou MOOCs) são os cursos online oferecidos por grandes instituições, muitas delas internacionais. As aulas costumam abordar temas bem específicos e permitem o debate entre alunos de diferentes países.
7- Educação a distância – Os cursos ministrados remotamente estão se expandindo rápido, e devem se sofisticar ainda mais. Com o avanço da mobilidade e o número cada vez maior de usuários de internet, mais instituições de ensino criarão cursos a distância.