25/01/2024 - 9:00
Dados da Catho apontam que 70% dos candidatos acham o processo de buscar trabalho muito solitário e gostariam de receber apoio. Ainda segundo levantamento do marketplace, 40% se sentem ansiosos, 20% têm a sensação de estarem perdidos e 18% sentem exaustão durante as buscas. Estes foram os quatro obstáculos mais apontados pelos entrevistados na hora de procurar emprego.
+ Boticário está com mais de 600 vagas abertas
“O mercado de trabalho está em profunda transformação, o que exige que os profissionais tenham cada vez mais habilidades e torna a busca por emprego extremamente desgastante”, afirma Fabio Maeda, Diretor da Unidade de Candidatos da Catho.
A plataforma organizou algumas dicas para quem está na procura por emprego. Confira:
- O primeiro passo é dedicar tempo, seja com a construção e revisão do currículo, ou até mesmo em buscar novos conhecimentos que possam trazer um diferencial. É importante também se preparar para as perguntas que sempre surgem nas entrevistas. Ao treinar as respostas, a tendência é o candidato se sentir mais seguro e consequentemente menos ansioso.
- Outra dica importante é buscar fortalecer o networking. Com o mercado tão competitivo, é cada vez mais comum as oportunidades surgirem através dessas interações. Busque conexões com pessoas da sua área e com isso também fique por dentro de novas tendências e oportunidades.
- Além disso, a busca por emprego também exige estratégia. Avalie bem as vagas nas quais está se aplicando para entender se de fato atende aos requisitos mínimos exigidos. Quanto mais aderente o seu perfil estiver da vaga, mais chances você terá de receber um contato rápido do recrutador.
- Por fim, caso tenha participado de uma entrevista, você pode perguntar ao recrutador, quais etapas o processo tem e qual a expectativa de prazo para um retorno, caso ele não tenha passado essas informações. Isso além de passar uma postura interessada ao recrutador, ajuda a diminuir a ansiedade.
A Catho aposta em campanha para tentar a aproximação entre empresas e candidatos e tornar os processos de recrutamento menos estressantes, com a chamada A Catho Resolve, com comunicações voltadas para recrutadores e profissionais.
“Entendemos que a melhor maneira de fazer esse ‘match’ é usar a tecnologia a favor das pessoas. Por exemplo, explorar Inteligência Artificial para encontrar as vagas que realmente combinam com o candidato faz com que ele tenha mais chances no processo seletivo, assim como filtros e algoritmos de recomendação podem acelerar a busca do recrutador pelo colaborador ideal. Soluções que garantem destaque para o candidato e rapidez no processo, entregues com transparência, criam fluxos mais humanizados, personalizados e eficientes”, reforça Maeda.
Algumas soluções para os assinantes da Catho podem fazer a diferença na hora de buscar oportunidade no mercado de trabalho. Uma delas é o Você em Destaque, funcionalidade que ajuda a manter o perfil do candidato em evidência para os recrutadores, elevando as chances de conquistar a entrevista certa. Com ela, o candidato ultrapassa os concorrentes não-pagantes na fila de candidaturas.
Há também o Autoenvio de currículo, que ajuda na dor de confiança e dá apoio ao candidato. Nele, o CV é enviado automaticamente para as vagas mais compatíveis com o perfil do candidato, ou seja, além de economizar tempo, o candidato não perde nenhuma vaga nova que pode ser aderente ao perfil.
A plataforma conta ainda com o Quem te viu: o candidato pode acompanhar quais empresas viram o CV e podem estar interessadas no perfil. E, para finalizar, há o Saia na frente, funcionalidade que permite acesso prioritário às vagas. O candidato tem a chance de se candidatar 48 horas antes dos concorrentes, logo após a publicação das vagas.