Mark Zuckerberg: ele criou a maior rede social do planeta de um dormitório, em Harvard, nos EUA

Mark Zuckerberg: ele criou a maior rede social do planeta de um dormitório, em Harvard, nos EUA

De um dormitório na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o jovem Mark Zuckergberg criou o Facebook, que se transformou na maior rede social do planeta, com 1,4 bilhão de usuários.

Desde então, o empresário se transformou em modelo a ser seguido por outros empreendedores.

Mas será que em breve surgirá um novo Zuckerberg? O site Business Insider tentou encontrá-lo e listou nove jovens que têm prestígio em seu país natal.

Confira a lista:

Rússia: Pavel Durov
Ele é o cofundador da rede social VK, que ultrapassou o Facebook na Rússia. Por essa razão, ganhou o apelido de “Mark Zuckerberg” russo. Mas ele foi forçado a fugir da Rússia no ano passado, dizendo que o governo estava tentando tomar o controle de sua empresa. Hoje, ele é dona de um aplicativo de mensagem chamado Telegram.

Irlanda: Patrick e John Collison
Os irmãos foram comparados ao fundador do Facebook em razão do sucesso de sua startup de pagamento Stripe. Os dois moram no Vale do Silício e fecharam um acordo com o serviço ApplePay. A empresa está avaliada em US$ 5 bilhões.

Cingapura: Quek Siu Rui
O cofundador do aplicativo Carousel deixou a escola para criar o programa que permite venda entre pessoas.

Japão: Yoshikazu Tanaka
Ele é o CEO da rede social SNS Gree, cujo valor de mercado é estimado em US$ 1,7 bilhão. Tanaka foi a pessoa mais jovem a ter uma empresa listada na Tokyo Stock Exchange

Canadá: Michael Litt
Ele fundou a empresa de vídeo marketing Vidyard em 2010, como parte de um projeto de conclusão de curso da Universidade de Waterloo. Hoje, a Vidyard foi “graduada” na prestigiosa aceleradora Y Combinator e é considerada uma das startups mais quentes do Canadá.

Suécia: Daniel Ek
O fundador do Spotify Daniel Ek CE um empreendedor serial. Ele já criou empresas que foram vendidas para companhias como Tradedoubler e eBay. O serviço de streaming de músicas Spotify é líder em seu mercado.

Brasil: Gustavo Caetano
O empreendedor brasileiro transformou uma companhia de distribuição de games para celulares na Samba Tech, que hoje é a maior plataforma de vídeo online da América Latina, segundo a Business Insider.

Quênia: Mubarak Muyika
Muyika, aos 20 anos, é o CEO da Zagace, startup queniana que desenvolve softwares corporativos. Quando tinha 16 anos, fundou a Hypecentury Technologies, uma companhia de hospedagem vendida em um negócio de seis dígitos – o valor não foi revelado. Ele já rejeitou uma bolsa em Harvard para perseguir sua veia empreendedora.

Índia: Deepak Ravindran
Em 2008, Ravindran e três colegas de classe abandonaram a Kannur University para fundar a Innoz, uma companhia que permitia fazer buscas no Google e na Wikipedia via mensagens de textos – algo crucial na Índia, em razão da baixa penetração da internet móvel. No ano passado, o empreendedor deixou ao Innoz para fundar a Lookup, um serviço para usuários móveis conversar com negócios locais.