16/06/2021 - 18:23
SÃO PAULO (Reuters) – A cidade de Betim (MG), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deu início nesta quarta-feira à vacinação contra Covid-19 de estudantes locais com idades entre 12 e 14 anos.
Segundo nota divulgada pela prefeitura da cidade, a expectativa é imunizar aproximadamente 19 mil alunos do município com a vacina da Pfizer, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas a partir de 12 anos.
A aprovação da agência ocorreu na última sexta-feira. Outros países, como os Estados Unidos, também já haviam recebido aval de agências reguladoras para a aplicação do imunizante da Pfizer em pessoas dessa faixa etária.
Na primeira etapa, iniciada após o recebimento de 6.047 doses do imunizante, a cidade pretende vacinar estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
“Depois de iniciarmos a vacinação dos professores, damos mais um passo no nosso planejamento de retomada às aulas”, disse o prefeito Vittorio Medioli (PSD), que vê a medida como um esforço para que este ano não seja perdido, já que “perdemos o ano letivo de 2020”.
“Com os professores e alunos vacinados com a primeira dose, poderemos avaliar as condições de retomar com as aulas (ensino semipresencial) no mês de agosto”, afirmou ele.
O PNI indica 29 grupos como prioritários para vacinação contra a Covid-19. Embora os trabalhadores da educação do ensino básico façam parte da lista, os jovens com as idades indicadas para imunização por Betim não aparecem entre as prioridades.
Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu de imediato a um pedido por comentários.
(Por Gabriel Araujo)