14/01/2019 - 19:21
por Cecília ANDREUCCI
de NOVA YORK
Hudson Yards. Você provavelmente não conhece, mas vai querer conhecer. É praticamente um novo bairro em NYC. Um projeto gigante que está transformando uma vizinhança violenta num novo complexo de condomínios, shoppings, espaços culturais, parques e áreas públicas de cair o queixo. O conceito é “Viva, Divirta-se e Trabalhe” na mesma vizinhança. Tudo com uma arquitetura moderna com diferentes designers trabalhando simultaneamente em diferentes edifícios e espaços. É o maior empreendimento imobiliário da história dos Estados Unidos.
Ouvindo o vice-chairman Bruce L. Warwick apresentar o empreendimento bilionário, soubemos que o projeto iniciou logo após a crise de 2008, mas apesar disso em nenhum momento pensaram em interrompê-lo. A visão de longo prazo prevalecerá. Estão só na primeira fase e tudo já inaugurado foi vendido completamente. E o que será lançado está vendendo aceleradamente. Você pode até se interessar. Quem sabe? Um apartamento de um quarto no novo prédio – Fifteen – a ser entregue em breve, está à venda por US$ 1,2 milhão. Já o de cinco quartos, a bagatela de U$ 32 milhões.
Em março inaugura o novo shopping do complexo, que já nascerá como local obrigatório para os milhões de turistas que visitam a cidade. Marcas como H&M, Neiman Marcus, Coach, Lululemon estarão lá, mas o interessante, é que estão também levando grandes nomes da gastronomia para se estabelecer no complexo, como David Chang (Momofuku Group) e Thomas Keller (The French Laundry).
É fato que o eixo comercial das grandes cidades está mudando e os consumidores já não se satisfazem com os tradicionais centros comerciais como a Quinta Avenida, em Nova York, ou a Champs Élysées, em Paris. Essas avenidas começam a apresentar certo cansaço. A experiência de compra muitas vezes deixam a desejar. São exemplos de comércio que não conseguiram se renovar para atender as novas exigências. Comprar não é só um ato transacional. É um ritual também cultural.
Mais que shopping
Todo o entorno é pensado para dar vida a uma região até então decadente, a West Side, de Manhatan. Começaram trazendo as empresas para os supermodernos prédios comerciais, e alguns dos inúmeros prédios residenciais que serão construídos nos próximos oitos anos. O design impressiona. Por exemplo, a The Stair, uma escada, literalmente, que inaugura também em março, será um novo ponto turístico, certamente. Ela ficará no parque e funcionará como um mirante do Hudson River e da região. Projetada por Thomas Heatherwick, vai proporcionar uma intricada experiência de dezenas de patamares, com mais de 2500 degraus, feito para funcionar como um passeio aéreo. Enfim, experiência, integração e conveniência. Essa é a tendência. Live, work & play.
Cecília Andreucci é mercadologista, mestre em consumo e doutora em comunicação. Consultora, conselheira de administração e docente de pós-graduação, tendo atuado como executiva de marketing e vendas em empresas como Ambev, Souza Cruz, Pão de Açúcar, Whirlpool e Livraria Cultura.