16/01/2019 - 9:07
O McDonald’s perdeu o registro do nome Big Mac na Europa após anos de batalha contra a rede de fast food irlandesa Supermac. Nesta terça-feira (15), o Escritório de Propriedade Privada da União Europeia (EUIPO, na sigla em inglês), atestou que a companhia norte-americana não estava usando a propriedade do nome de forma correta no bloco europeu.
A Supermacs levou o caso à Justiça depois que o McDonald’s impediu a empresa de expandir seus negócios pela União Europeia, afirmando que o nome poderia confundir com o seu tradicional sanduíche. Em contrapartida, a rede irlandesa acusou o McDonald’s de “assédio moral de marca registrada”.
O EUIPO determinou que a McDonald’s não provou o uso genuíno da marca Big Mac, que foi registrada em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante. A Supermac foi fundada em 1978, e conta atualmente com 106 estabelecimentos na Irlanda e Irlanda do Norte. Com a decisão, ela pode expandir sua rede para os outros países do bloco europeu.
“Nós argumentamos que não haveria confusão. Big Mac e Supermac são duas coisas diferentes”, diz o fundador da rede irlandesa, Pat McDonagh. “A União Europeia está basicamente a dizendo que ou se usa uma marca, ou se perde o direito ao seu registro.”
O McDonald’s ainda pode recorrer na decisão. Em nota, a cadeia de fast food afirma que espera que medida seja anulada. “Estamos decepcionados com a decisão do EUIPO e acreditamos que esta decisão não levou em conta a evidência substancial apresentada pelo McDonald’s provando o uso de nossa marca Big Mac em toda a Europa”.