A Gol é a única companhia aérea brasileira a operar com o modelo Boeing 737 MAX 8, o mesmo usado pela Ethiopian Airlines que caiu neste domingo (10) e matou 157 pessoas. Em outubro do ano passado, o mesmo tipo de aeronave usado pela Lion Air, da Indonésia, também se envolveu em um acidente e vitimou 189 pessoas.

A companhia afirma em seu site que tem seis unidades do 737 MAX 8 em sua frota para voos domésticos e internacionais. Em nota, a Gol diz que defende os princípios de segurança e que está acompanhando as investigações da queda da aeronave na Etiópia.

Os primeiros jatos da família 737 MAX foram recebidas pela Gol em junho deste ano. O contrato com a Boeing prevê ainda a compra de 130 unidades em um processo de renovação de frota que deve durar até 2028.

O modelo da Boeing é usado por 37 companhias aéreas em todo o mundo, incluindo Southwest Airlines, Air Italy, Aerolineas Argentinas e Aeromexico. O modelo 737 MAX foi lançado em 2017 e, segundo a Boeing, mais de uma centena de companhias ao redor do mundo fizeram reservas de unidades.