08/05/2019 - 11:01
O Brasil está fora da lista dos 25 países mais confiáveis para investir produzida pela consultoria A.T.Kearney, com base na opinião de analistas e investidores internacionais. É a primeira vez que o País fica fora do ranking desde o inicio da contagem, em 1998. A posição do Brasil não foi informada pelos consultores.
O FDI Global Index é desenvolvido a partir de consultas com 500 executivos de companhias mundiais. A base da pesquisa é a probabilidade das empresas fazerem investimentos diretos no país ao longo dos próximos três anos.
No ano passado, o Brasil já havia ficado na lanterna do ranking, após despencar da 12ª colocação em 2016 para a 16ª em 2017. Entre 2010 e 2014, o mercado brasileiro figurou sempre entre as 5 primeiras colocações. Até 2018, a pior classificação foi a 17ª posição, em 2004.
Os países desenvolvidos ocupam 22 das 25 posições – o maior índice da história -, sendo 14 deles europeus. Entre os emergentes, estão apenas China (7ª), Índia (16ª) e México (25ª). Sem o Brasil, nenhum país sul-americano aparece na contagem.
“A ausência de quaisquer países sul-americanos entre os 25 é notável, entretanto, dado que o Brasil foi incluído em todas as edições anteriores do ranking”, afirma o levantamento.
“Os investidores podem estar preocupados com as incertezas econômicas e políticas na região, mesmo que o fluxo razoavelmente robusto de investimento estrangeiro direto em 2018 indique que ainda existem oportunidades na região”, diz outra parte do texto.
Portugal também foi excluído da lista pela primeira vez desde 1998, já Taiwan (22ª) e Finlândia (23ª) estrearam no ranking. Os Estados Unidos aparecem na ponta pelo sétimo ano consecutivo, seguido por Alemanha, Canadá, Reino Unido e França.
Confira abaixo a lista dos 25 países mais confiáveis para investir, segundo a consultoria A.T.Kearney:
- Estados Unidos
- Alemanha
- Canadá
- Reino Unido
- França
- Japão
- China
- Itália
- Austrália
- Cingapura
- Espanha
- Holanda
- Suíça
- Dinamarca
- Suécia
- Índia
- Coreia do Sul
- Bélgica
- Nova Zelândia
- Irlanda
- Áustria
- Taiwan
- Finlândia
- Noruega
- México