10/01/2020 - 10:36
Atores como Chris Hemsworth, cantores como Kylie Minogue ou tenistas como Roger Federer estão se mobilizando através de doações ou ações de caridade para financiar a luta contra os incêndios que devastam a Austrália ou para reconstruir as áreas devastadas.
A temporada de incêndios, particularmente precoce e violenta, já causou 26 mortes na Austrália, reduziu a cinzas uma área equivalente à da ilha da Irlanda e destruiu mais de 2.000 casas.
É uma catástrofe ecológica que chocou a opinião pública internacional e as estrelas do mundo da cultura e do esporte.
– Primeiro os australianos –
O ator Chris Hemsworth e sua esposa Elsa Pataky anunciaram que doarão um milhão de dólares australianos (620.000 euros, US$ 700.000), enquanto os cantores Kylie e Danni Minogue prometeram 500.000 dólares para bombeiros em áreas rurais, assim como Nicole Kidman e seu marido Keith Urban.
Seus compatriotas Russell Crowe – que no Globo de Ouro lançaram uma mensagem sobre essa catástrofe – e Rebel Wilson também se comprometeram a fazer doações, como também a cantora Dami Im, que representou seu país em 2018 no concurso Eurovision.
– Serena, Roger e Rafa –
Esportistas como o piloto Lewis Hamilton, os tenistas Novak Djokovic, Ashleigh Barty ou Maria Sharapova, ou as estrelas do críquete Chris Lynn e Glenn Maxwell anunciaram que desistiriam de parte de seus ganhos em função da causa.
Na quarta-feira, os organizadores do Aberto da Austrália, que começará nos próximos dias, informaram que as lendas Roger Federer, Serena Williams e Rafael Nadal participarão na próxima quarta-feira em jogos de exibição para arrecadar fundos, assim como Naomi Osaka, Caroline Wozniacki , Nick Kyrgios e Stefanos Tsitsipas.
– Leilões –
Várias celebridades decidiram oferecer alguns de seus pertences em leilões de caridade.
Serena Williams dará um vestido, e a atriz britânica Phoebe Waller-Bridge anunciou que vai leiloar a roupa que usava no Globo de Ouro.
A estrela do críquete Shane Warne conseguiu um milhão de dólares australianos pela venda de seu boné verde da Austrália
– Pink e Lizzo contribuem –
Vários americanos famosos se mobilizaram: Kylie Jenner, a caçula do clã Kardashian-Jenner, cantores Pink e Lizzo, cantora Shawn Mendes, estrela da televisão Ellen DeGeneres e atriz Patricia Arquette. Leonardo DiCaprio, através de sua organização da Earth Alliance, prometeu 3 milhões de dólares.
– Elton John e Metallica –
Elton John anunciou na terça-feira, durante um show, que doará um milhão de dólares. O Metallica prometeu US$ 500.000 para bombeiros.
Outras celebridades, como Margot Robbie, Naomi Watts ou Hugh Jackman, também indicaram que farão doações, embora sem especificar o valor.
burs-rbu/jac/cr/me/es/cn