A procura por crédito recuou 1,2% em dezembro no Brasil, na comparação com o mês anterior, aponta o índice Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista. A variação já tem desconto das influências sazonais.

Em relação a igual período do ano anterior, o indicador recuou 0,8%. No acumulado de 2019, o crescimento atingiu 4%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o financeiro apresentou elevação de 6,1% no ano, enquanto o segmento não financeiro registrou evolução de 2,5% na mesma base de comparação.

Na avaliação da equipe econômica da Boa Vista, “a trajetória do indicador ao longo de 2019 mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o tímido crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra”.

A empresa destaca ainda que “além da necessidade de um avanço no mercado de trabalho, a melhora na avaliação sobre a recuperação da economia e a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores, afetando, com isto, o movimento da demanda por crédito.

Em dezembro, contudo, o indicador foi influenciado pelo segmento Não Financeiro e registrou a primeira queda após quatro altas consecutivas, eliminando em parte os reflexos positivos da disponibilização dos recursos do FGTS liberados a partir de setembro. Para os próximos meses, portanto, uma melhora nas perspectivas sobre o consumo e a redução das taxas de juros podem favorecer a demanda por crédito”.