Desde que as paredes das
casas foram derrubadas e a
cozinha transformou-se no local
mais disputado nas reuniões sociais, a sua arquitetura, os utensílios e a sua aparência passaram a ter uma importância sem precedentes no mundo da decoração. Ao ganhar status de comissão de frente na residência, a cozinha foi repaginada e entrou no século 21 com ar futurista. Formas arredondadas e materiais sofisticados como laca envernizada e aço escovado antigordura são parte do arsenal de novidades para encher os olhos dos consumidores endinheirados, capazes de pagar cerca de US$ 25 mil por um desenho inovador
de cozinha.

Os italianos, claro, lideram o ranking dos melhores projetistas e designers. Entre eles, uma das estrelas é a Snaidero, empresa que dita as novas tendências do mercado. A Snaidero encomendou ao Studio Pininfarina, de Paolo Pininfarina, o aclamado engenheiro que desenvolveu carros para marcas como Ferrari e Cadillac, a criação de um novo conceito de cozinha. O resultado disso é a linha Acropolis, apresentada este ano na Feira de Milão, que mistura linhas neoclássicas com sistemas de alta tecnologia digital.

Em formato circular, a cozinha, assinada por Pininfarina, foi desenhada para ser a principal área social da casa. Na Acropolis, é o cozinheiro que vai para o centro e acaba envolvido pelos móveis e equipamentos. Um programa de computador controla os acendedores do fogão, as luzes, além dos sistemas de áudio e som. A nova Acropolis, cujo acabamento pode ser em alumínio, aço escovado ou laca, só será feita sob encomenda a partir de 2003.

 

O tratamento real dado à cozinha, que durante praticamente toda a sua história foi relegada a um plano inferior, está refletido nos últimos lançamentos do setor. A marca italiana Boffi criou a Case System 5.0, uma linha de módulos em aço escovado antigordura, que podem ser montados de acordo com o espaço. As inovações não estão apenas na geografia das cozinhas, mas também nos apetrechos dos mestres cucas. A alemã Gaggenau, uma das mais tradicionais e inventivas na área de equipamentos para cozinha, prepara o lançamento do Telescopic Swivel Ventilator, a última palavra em coifas. Ela fica embutida ao lado do fogão e, ao menor sinal de fumaça, a engenhoca é acionada automaticamente, através de um sistema digital, e elimina o odor de gordura.

Outra empresa alemã que está entre as principais no ranking das mais futuristas na área de cozinhas é a Kuppersbusch. A companhia acaba de criar o Zoom Cook Center, uma versão minimalista e de última geração de um fogão: um módulo com sensores que aquecem e controlam a temperatura dependendo do que você irá fazer (fritar, grelhar, cozinhar em fogo baixo etc.).