03/02/2020 - 19:32
O contrato futuro de ouro fechou em território negativo nesta segunda-feira, 3, em um dia em que as bolsas operam em alta dos dois lados do Atlântico, o dólar se fortalece frente aos rivais e os juros dos Treasuries também avançam. Investidores reagem a dados positivos sobre a indústria americana divulgados pelo IHS Markit e corrigem as perdas registradas na semana passada por conta do avanço do coronavírus.
O ouro para abril encerrou a sessão em queda de 0,35%, a US$ 1.582,4 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Os mercados acionários de Nova York e o Índice DXY, que mede o dólar ante outras moedas principais, chegaram a renovar máximas depois que o IHS Markit divulgou que o índice de gerentes de compras da indústria americana subiu em relação à preliminar, para 51, indicando expansão da atividade. Na Europa, as bolsas fecharam a maioria em alta.
Já os juros dos Treasuries, que competem com o ouro por como ativo de segurança, registraram fortes ganhos, sugerindo a migração de investidores da renda fixa para a renda variável, em um cenário de menor aversão ao risco.
O surto de coronavírus também segue no radar. Nesta segunda, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmaram o segundo caso de transmissão de coronavírus entre pessoas no país. Já são 11 infectados nos EUA e mais de 17 mil na China.
À Dow Jones, o diretor do RB Wealth Management avalia que as incertezas por conta do vírus podem fazer com que os bancos centrais adotem posições mais dovish (mais leves), o que pode desvalorizar as moedas. “Tudo isso está temporariamente fazendo com que compradores de ouro busquem outras oportunidades de negócios por agora”, analisa.
O Commerzbank aponta que o ouro também tem sido pressionado pela recusa da Índia, segundo maior comprador de metal, a reduzir o imposto de importação.
De acordo o banco, o tráfico da commodity continua a crescer no país. “Segundo o Conselho Mundial do Ouro, em 2019, foram contrabandeados 27% a mais de ouro para a Índia do que no ano anterior”, revela em relatório enviado a clientes.