04/05/2020 - 11:54
A marca “Jordan” é unanimidade no mundo das roupas e calçados esportivos. Sinônimo de sucesso, no entanto, a parceria entre Nike e Michael Jordan quase não foi concretizada caso a lenda do basquete tivesse assinado seu primeiro contrato de patrocínio com a Adidas, marca de tênis que ele gostava de usar quando se tornou um jogador da NBA, em 1984.
O quinto episódio do documentário “The Last Dance”, que narra os anos de Jordan no Chicago Bulls, mostra o ex-jogador afirmando algo que já se sabia no mundo dos esportes, mas nunca saiu da boca dele: a preferência pela Adidas.
+ Xbox lança parceria com Michael Jordan
+ Amex lança tênis com a marca Nike
+ O encontro da Dior com a Nike
Quando perguntado se existia alguma marca de tênis que teria assinado na época, Jordan foi taxativo ao mencionar a principal rival da Nike no mundo dos artigos esportivos.
A Adidas disse ao jogador que não poderia fechar um contrato com ele para uma parceria de exclusividade em torno de seus tênis. A Nike, percebendo então o grande astro que o jovem Michael Jordan viria a se tornar, montou um grande esquema de captação da atenção do jogador, mostrando a ele o futuro que teria dentro da marca.
“Did you have a shoe company that you wanted to go with?”
Michael Jordan: “That was Adidas.”
Welp, that’s one hell of a missed opportunity for Adidas. Worked out pretty well for Nike. #TheLastDance pic.twitter.com/qU0j8PVs2f
— Awful Announcing (@awfulannouncing) May 4, 2020
No mega documentário “Basketball: A Love Story”, é possível vislumbrar um pouco mais de como foram as negociações à época. Foi à partir do sucesso entre Nike e Jordan que os negócios esportivos começaram a ampliar horizontes, deixando de figurar apenas em modalidades como o tênis e o futebol.
Em 2019, a Jordan Brand encerrou o ano fiscal com receita total de US$ 3,14 bilhões e hoje está presente no futebol, com o uniforme do PSG, no golfe e na cultura pop em geral, levando a assinatura de músicos conhecidos como o rapper Travis Scott.
O “The Last Dance”, que contará com 10 episódios no total, vai ao ar semanalmente nos Estados Unidos pela ESPN e dois episódios estão disponíveis todas as segundas-feiras na Netflix.