07/05/2020 - 17:11
Usuários estão reclamando do aumento de mais de 50% nos pacotes mais caros do Vivo Easy. A combinação de 100 GB, por exemplo, passou de R$ 200 para R$ 299,99, enquanto a de 50 GB passou dos R$ 140 para R$ 199,99, reajuste de 42%.
O Easy é uma alternativa nos moldes do “pague pelo quanto usar”, atraindo clientes que tenham demandas variadas no dia-a-dia e não querem um plano fechado, que renova os dados gastos mensalmente. Existe, também, a opção de pagar “diárias” para aplicativos mais usados, como YouTube, Netflix, Spotify e Facebook, além de ligações e SMS.
+ Telefônica, dona da Vivo, parcela fatura de inadimplentes
+ Internet da Claro Net fica fora do ar e usuários reclamam no Twitter
Neste modelo da Vivo, a internet vai durar até o fim do pacote comprado, independente do tempo que o usuário leve para zerá-lo. É um serviço semelhante ao Claro Flex e Tim Beta, mas funciona com serviços de cashback para os clientes usarem como quiserem – no pacote de 100 GB, por exemplo, o cashback chega a R$ 100.
A mudança sem aviso prévio deixou os usuários irritados. As alterações incidiram sobre os pacotes de 20 GB, 50 GB e 100 GB. Ainda assim, pacotes mais baratos, que variam de 1 GB a 10 GB, seguem custando entre R$ 9,99 e R$ 59,99.
Procurada, a Vivo informou que adotou os novos valores a partir da última terça-feira (5) apenas nas franquias de internet mais altas, como mencionado anteriormente. Todos os outros atrativos dos pacotes seguem sem alteração. (Confira a nota no final da matéria)
No Twitter, muitos usuários reclamaram do aumento durante este período de pandemia, já que boa parte das pessoas está em home office. Um deles disse que a mudança aconteceu “na miúda”. Outro, criou um meme indicando que o bônus de 1 GB grátis, válido durante o mês de março, era um cavalo de Tróia, já que a internet ficou mais cara no mês seguinte.
presente da vivo easy na quarentena pic.twitter.com/iS9I1pk0oC
— home-office-boy (@gibranst) May 7, 2020
No Reclame Aqui, um cliente ressaltou que o momento da pandemia deixa as pessoas mais vulneráveis e os planos sofreram aumento sem justificativa.
Confira o posicionamento da Vivo:
A Vivo informa que, a partir de 05/05/20, passou a praticar novos valores promocionais apenas para as franquias de internet mais altas do Vivo Easy (20 GB, 50 GB e 100 GB). Não houve alteração nos valores promocionais dos demais pacotes de internet e tampouco nas diárias de apps e de voz e SMS. Além disso, as características do Vivo Easy continuam iguais: o cliente contrata apenas os serviços que quiser, criando uma oferta do seu jeito, com pacotes de internet que não expiram, diárias para usar seus apps favoritos sem descontar da franquia e diárias para fazer ligações e enviar SMS ilimitadamente. Vale destacar ainda que, periodicamente, o Vivo Easy traz promoções para seus clientes e uma das promoções vigentes oferece um cashback de R$ 100 para os clientes que contratam a franquia de 100 GB, fazendo com que, nesta promoção, o valor por GB seja de R$ 2,49.
A empresa ressalta que, durante o período de pandemia, colocou em prática diversas medidas para oferecer mais conexão e informação a seus clientes. Especificamente no caso do Vivo Easy, por exemplo, até 31/03, os usuários puderam resgatar, direto pelo app e gratuitamente, um bônus de 1 GB sem data de validade, para usar quando quiser. Além disso, durante todo o mês de maio, o Vivo Easy oferece 50% de desconto na compra de 30 diárias de Youtube, Netflix, Spotify e TikTok, especialmente para os clientes aproveitarem lives no Youtube, séries e filmes favoritos no Netflix e possam criar e ver os vídeos no TikTok, sem gastar a franquia de internet.