17/06/2020 - 13:55
A Bombril, empresa especializada em produtos de higiene e limpeza, relançou hoje (17) a sua esponja de aço Krespinha. O nome da marca foi associado ao racismo nas redes sociais e a empresa recebeu muitas críticas dos internautas.
O assunto, discutido com a hashtag #BombrilRacista, é o mais comentado do Twitter no Brasil. Os usuários alegam que a relação que a marca faz com o cabelo crespo, comum da população negra, é pejorativa.
Pela definição do adjetivo crespo, que supostamente o nome da esponja está associado, o objeto com tal característica tem superfície áspera, não lisa nem plana, ou rugoso. Também pode ser considerado de textura ondulada, que se assemelha a ondas, frisado ou somente ondulado.
Mas a interpretação dos internautas foi além e vários resgataram uma propaganda da marca, do ano de 1952, que utiliza uma criança negra na divulgação.
O produto foi retirado do site oficial da empresa, mas a marca Krespinha continua sendo listada na biografia da Bombril. Até o fechamento desta reportagem, a empresa não retornou a solicitação de pronunciamento.
e se eu falar que @BombrilOficial fez uma marca de esponja de aço chamada “Krespinha” cês vão ficar como?
— jesus favelado (@YuriMarcal) June 17, 2020
Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o mkt é baseado em racismo. Fere historicamente a subjetividade de mulheres negras e segue firme no mercado.
— Conecto pessoas através de livros na @winnieteca (@winniebueno) June 17, 2020
A marca racista Krespinha da Bombril não é nova. Na propaganda de 1952, uma criança negra personificava a esponja. Observe também ao lado da imagem, a frase: “Vocês me encontram às suas ordens…”. #BombrilRacista pic.twitter.com/gTRtMQdnO2
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 17, 2020
E parece que racismo é rentável, já que mesmo diante de tantos debates se faz uso de polêmicas racistas como forma de marketing. Só isso explica o comportamento da Bombril e o relançamento da krespinha.#BombrilRacista
— Stephanie Ribeiro (@RibSte) June 17, 2020