O presidente americano, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (19) o boicote à fabricante de pneus Goodyear, depois que um funcionário da companhia revelou normas que proíbem o uso de peças vestuário com lemas de sua campanha à reeleição ou de qualquer outro partido.

“Não comprem pneus Goodyear”, tuitou o presidente, ao demonstrar sua irritação com “a proibição dos bonés MAGA”, acrônimo de “Make America Great Again” (Fazer os Estados Unidos grandes de novo), lema da campanha eleitoral que o levou à Casa Branca.

+ Trump apoia eventual oferta da Oracle para comprar TikTok
+ Trump dá sinal verde para perfurações petrolíferas em santuário ecológico no Alasca
+ Trump ameaça retaliar Brasil por causa do etanol 

Uma foto, que parece ter sido tirada durante uma apresentação na empresa e que mostra as mensagens que são permitidas ou proibidas no local de trabalho, foi amplamente divulgada nas redes sociais.

Na categoria “aceitável” estão ‘Black Lives Matter’ (BLM, Vidas Negras Importam) e com temática LGBT.

Ao contrário, na categoria “inaceitável” estão os lemas “Blue Lives Matter” (movimento de apoio aos policiais) e “All Lives Matter” (‘Todas as vidas importam’, utilizado por seguidores de Trump), assim como roupas que estampem o slogan MAGA e qualquer outro lema político.

A Goodyear reagiu, também no Twitter, ao assegurar que “a imagem em questão não foi criada, nem distribuída pela empresa Goodyear, nem faz parte de uma formação sobre diversidade”.

Explicou, no entanto, que pede que seus funcionários não revelem sua filiação política no local de trabalho.