Fintech que nasceu com o objetivo de facilitar a gestão financeira das pessoas, o GuiaBolso passou a permitir a partir desta quarta-feira, 26, que seus usuários façam transferências de valores. Os recursos podem ser transferidos em qualquer dia da semana e em qualquer horário, e caem na conta do destinatário em poucos minutos.

O GuiaBolso ressaltou que a nova função não funcionará como uma carteira (como o PicPay) ou como uma conta bancária. Não haverá saldo. O que o aplicativo fará é permitir a transferência entre a conta de uma instituição financeira ou de pagamento e outra, sem cobrar nenhuma tarifa do cliente.

Além disso, quem recebe o dinheiro não precisa ser usuário do GuiaBolso, ao contrário de quem envia. Por enquanto, a solução só não está disponível para clientes de Itaú e Nubank. A entrada deles só não ocorreu ainda em razão de pendências na infraestrutura dessas instituições.

A promessa de transferir recursos em poucos minutos é até conservadora, segundo explicou ao Broadcast o CEO do GuiaBolso, Thiago Alvarez. Segundo ele, em alguns casos o recurso poderá cair na conta do destinatário em segundos.

A proposta lembra o Pix, sistema de pagamentos instantâneos que o Banco Central (BC) lançará em outubro. O Pix, vale recordar, será uma modalidade de pagamento eletrônico que promete ser mais rápida e prática que os já conhecidos DOC, TED e boleto bancário. Segundo o BC, as instituições que aderirem ao Pix poderão realizar as transferências ou os pagamentos em menos de 10 segundos, também em qualquer dia da semana ou horário.

Segundo o CEO do GuiaBolso, o novo produto da fintech não perderá sentido quando o Pix for lançado. O que a empresa fará é se adaptar ao novo sistema de pagamentos instantâneos pensado pelo BC e permitir que os seus usuários façam transações tão rápidas quanto.

Além de facilitar a gestão financeira das pessoas e agora permitir transferências, o GuiaBolso também atua como um “marketplace” de produtos financeiros. É assim, aliás, que a fintech ganha dinheiro. Por conhecer bem a saúde financeira dos seus usuários, o GuiaBolso consegue produtos financeiros mais adequados. O cliente contrata o produto e uma comissão é paga ao GuiaBolso pela instituição que oferece aquele produto.

Segundo Alvarez, a possibilidade de permitir que os usuários façam transferências gratuitas em qualquer horário ou dia da semana é uma forma de o GuiaBolso fidelizar o usuário, que passa a ter uma relação mais próxima com o aplicativo e pode chegar a contratar os produtos financeiros disponíveis no marketplace.

Pagamentos

O próximo passo do GuiaBolso é entrar no mundo de pagamentos, para permitir que seus usuários possam, por exemplo, pagar boletos bancários ou criar links para realizar cobranças. A ferramenta deve ser lançada até o fim deste ano, disse o CEO da fintech. Ao concretizar o plano, o GuiaBolso espera consolidar a sua intenção de se tornar um “grande centralizador financeiro” das pessoas.

“E essa consolidação está dividida em três pilares. O primeiro é a gestão das finanças do usuário, agregando o seus dados. Depois, o marketplace, com os produtos financeiros. E agora a movimentação financeira, começando pela transferência e depois indo para o mundo de pagamentos”, explicou Alvarez.