06/11/2020 - 18:39
A pequena diferença de votos entre o candidato democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump em estados decisivos pode levar à recontagem automática de votos.
De acordo com o USA Today, o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, um republicano, disse que o Estado deve ter recontagem de votos devido à pequena margem entre os dois candidatos.
+ EUA: Biden vira na Pensilvânia e pode vencer em breve
+ Trump precisa reconhecer que perdeu, diz prefeito da Filadélfia
Veja a seguir as regras para recontagem de votos em estados decisivos para a definição do no presidente norte-americano.
Geórgia
Na Geórgia, os candidatos podem solicitar uma recontagem quando a margem for inferior a 0,5% do total de votos expressos para o cargo. O USA Today disse que, segundo a Associação Nacional dos Secretários de Estado, a solicitação deve ser feita em até dois dias úteis após a certificação dos resultados. O prazo para certificar os resultados na Geórgia é de 14 dias após a eleição, neste caso 17 de novembro.
Pensilvânia
Outro Estado em que deve ocorrer a checagem de votos é na Pensilvânia. Segundo o USA Today, por lá, a recontagem é acionada automaticamente se a margem de vitória tiver uma diferença de até 0,5% do total de votos.
Arizona
Já no Arizona, a recontagem automática é feita se a margem entre os candidatos for menor ou igual a 0,1% dos votos expressos.
Wisconsin
Em Wisconsin, por sua vez, se a corrida ficar dentro de 1 ponto percentual, o candidato perdedor pode pedir uma recontagem. Se a margem for maior do que isso, não há chance para uma revisão.
Carolina do Norte
No Estado da Carolina do Norte não existe uma definição expressa para a recontagem automática. No entanto, as campanhas podem solicitar uma revisão, se a margem for de até 0,5% dos votos. O prazo para solicitar a recontagem é até o meio-dia do segundo dia útil após a votação estadual.
Michigan
Em Michigan, uma recontagem é acionada automaticamente caso haja uma diferença de 2.000 votos ou menos. Além disso, o candidato também pode pedir uma recontagem se tiver uma chance razoável de ganhar a eleição.
Nevada
Nevada é outro Estado que não possui um gatilho automático para recontagem. Segundo informações do USA Today, qualquer candidato pode solicitar a recontagem em caso de empate na corrida. No entanto, se houver um vencedor, o candidato que perdeu deve entrar com o processo de recontagem. Além disso, os eleitores em Nevada também podem enviar uma solicitação para a checagem do resultado.