07/11/2020 - 0:58
O ex-vice-presidente Joe Biden discursou no final da noite de sexta-feira – pelo horário local – no Chase Center em Wilmington, Delaware, nos Estados Unidos . Confiante, usando um tom pacificador e sem declarar vitória disse: “ainda não temos uma declaração final de vitória, mas os números são convincentes. Vamos vencer esta corrida”.
Citando as viradas do dia, na Pensilvânia e na Geórgia, destacou a quantidade de votos que recebeu, passando dos 74 milhões, um recorde para um candidato nas eleições americanas.
+ Aumenta a distância entre Biden e Trump na Pensilvânia
+ Relações com EUA continuarão com eventual vitória de Biden, diz Guedes
O candidato democrata agradeceu aos votos, afirmando que veio de latinos, negros, mulheres que buscam mudança. Destacou que não vai esperar o resultado para começar a trabalhar, que na quinta-feira, ao lado da candidata a vice-presidente, se reuniu com autoridades de saúde para tratar do coronavírus.
A companheira de chapa de Joe Biden, Kamala Harris, não discursou. Nos outros dois pronunciamentos do candidato após a eleição, a senadora também não foi aos microfones.
Confira trecho do discurso de Biden:
“Não temos uma declaração final de vitória ainda, mas os números nos dizem que está claro. Vamos vencer esta corrida. Basta olhar para o que aconteceu desde ontem. Vinte e quatro horas estávamos atrás na Geórgia, agora estamos à frente e vamos vencer naquele estado. Vinte e quatro horas atrás estávamos atrás em Pensilvânia, e vamos ganhar a Pensilvânia. E agora estamos na frente, mas estamos ganhando no Arizona, estamos ganhando em Nevada e, de fato, nossa vantagem apenas dobrou em Nevada. Estamos no caminho para mais de 300 votos eleitorais , votos do colégio eleitoral. E olhe para os números nacionais. Vamos vencer esta corrida com uma maioria clara, com o apoio da nação. “