09/12/2020 - 19:51
Israel apresentou nesta quarta-feira a operação Bereshit 2, um projeto que busca enviar uma nave não tripulada à Lua em 2024, mais de um ano após o pouso fracassado de uma sonda devido a falhas em seu motor.
Batizada de Bereshit, uma primeira sonda, de 585 kg, havia se tornado o orgulho de Israel, que esperava se tornar o quarto país a pousar um aparelho na Lua, após Estados Unidos, Rússia e China. Desenvolvida pela organização privada SpaceIL – que trabalhou em parceria com a sociedade Israeli Aerospace Industries (IAI), uma das maiores empresas de defesa de Israel – a sonda caiu na Lua em abril de 2019, devido a uma falha em seu motor.
Nesta quarta-feira, o ministro da Ciência, Yizhar Shai, recebeu a SpaceIL na residência do presidente de Israel, Reuven Rivlin, o qual declarou que o projeto representava “uma oportunidade para renovar nossas perspectivas”. “É uma chance de nos lembrar da nossa responsabilidade com a Terra”, acrescentou o presidente israelense.
Shai, cuja pasta está envolvida no projeto, disse não ter dúvida de que a Bereshit 2, que incluirá três naves adjacentes, “redefinirá os limites do que é possível em Israel”.