Após vários adiamentos, o muito aguardado jogo eletrônico distópico ‘Cyberpunk 2077’, do estúdio polonês CD Projekt RED, estreia nesta quinta-feira (10) em todo o mundo com uma campanha de divulgação digna de Hollywood, mas com muitos erros segundo os críticos.

“Universalmente aclamado” pela crítica, de acordo com o site metacritic.com, ‘Cyberpunk’ “leva o jogo do mundo aberto a uma nova geração” para o The Digital Fix, enquanto o Gameblog.fr o descreve como “obra-prima”.

Cyberpunk 2077, um dos jogos eletrônicos mais aguardados da História

Confira as primeiras notas de Cyberpunk 2077 no PC

No entanto, há unanimidade entre os críticos sobre uma quantidade impressionante de erros. Alguns sugerem inclusive adiar a compra do jogo em vários meses até que sejam resolvidos.

Entre as falhas, os críticos apontam para uma má qualidade dos gráficos, retomando o debate sobre os desenvolvedores que vendem um produto inacabado pelo preço completo.

“No PS4 padrão [console de videogames], os gráficos deste jogo parecem horríveis. Não suporto”, reclamou o jogador polonês Michal Muszynski, citado pelo site local Komputer Swiat.

Segundo algumas críticas, o ‘Cyberpunk 2077’ vai além dos limites do que é tecnicamente possível hoje em dia, e do que já foi proposto, em menor escala, em outros jogos lançados recentemente, sem representar uma verdadeira revolução.

As afirmações revoltaram a sede do CD Projekt RED em Varsóvia, que adiou o lançamento do jogo pelo menos duas vezes para aperfeiçoar os detalhes.

– 18 idiomas diferentes –

Segundo o banco polonês BOS, o orçamento do ‘Cyberpunk 2077’, com base em um jogo de RPG idealizado pelo americano Mike Pondsmith, é estimado em 1,2 bilhão de zloty (270 milhões de euros, 327 milhões de dólares), o que tornaria o ‘Cyberpunk 2077’ um dos jogos eletrônicos mais caros da história.

Para atrair todas as chances ao seu favor, o estúdio seduziu um dos atores mais famosos do mundo, Keanu Reeves, conhecido pelos seus papeis em “Matrix” e “John Wick”, para dublar um personagem.

O jogo está disponível em 18 idiomas diferentes, incluindo 10 versões totalmente dubladas.

A campanha de publicidade, estimada em dezenas de milhares de euros e lançada em 55 países e em 34 idiomas, é comparável a “de um bom filme”, disse à AFP o chefe e co-fundador do estúdio, Marcin Iwinski.

Imagens do herói principal do jogo, “V”, com jaqueta de couro e pistola na mão, aparecem tanto nos ônibus de Varsóvia e Londres como nas telas gigantes da Times Square em Nova York.

“O jogo é imenso. Em sua versão em inglês, conta com 450 horas de diálogo, com mais de 125 atores. Pode-se passar muitas horas, já que o jogo não é linear”, diz Iwinski.