11/12/2020 - 16:48
Muitas pessoas que compraram produtos na Black Friday agora lidam com o problema da falta de estoque nas lojas. Levantamento do Procon-SP apontou que 25% dos consumidores que apresentaram queixas relacionadas ao evento do fim do mês passado se referem a não entrega do produto.
Além disso, pedidos cancelados pela loja, o que na prática evidencia essa falta de estoque, corresponderam a 23% das queixas recebidas. Foram mais de 1.591 reclamações ligadas à Black Friday.
+ E-commerce fatura R$ 7,72 bilhões com Black Friday e Cyber Monday em 2020
+ Black Friday tem 9.160 reclamações, diz Reclame Aqui; alta é de 4,09% ante 2019
Segundo o UOL, a situação no site Reclame Aqui foi muito parecida, com 16% dos consumidores reclamando que as compras não foram entregues e outros 5,45% reclamaram que o produto ficou indisponível após a compra.
Se você foi lesado em um dos casos citados, saiba que o Código de Defesa do Consumidor aponta, no artigo 39, que a oferta, venda e não entrega do produto podem ser consideradas práticas abusivas. Isso significa que o seu dinheiro deve ser devolvido e você ainda tem o direito de ingressas com um processo por danos morais.