14/12/2020 - 21:15
A pandemia da covid-19 fez aumentar o nível de estresse entre as pessoas. E não é para menos. A mudança brusca na rotina, as incertezas, medo e insegurança desencadeiam vários transtornos mentais. Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou um estudo que revela aumento de ansiedade entre os brasileiros durante a pandemia, sintoma que atingiu 74% dos entrevistados.
As crianças também têm sentido o impacto de ficar em casa tanto tempo. Sem aulas presenciais ou atividades fora do lar, muitas também estão sofrendo algum tipo de transtorno, que pode ser falta ou excesso de sono, ansiedade ou comer mais do que o habitual, por exemplo.
+ FenaSaúde descarta vacinação contra covid-19 no setor privado
+ Restaurantes, cinemas e museus voltarão a fechar em Londres devido à covid-19
Com as férias chegando e ainda sem vacina para todas as pessoas, pais e filhos terão que ficar mais um tempo em casa, o que pode elevar ainda mais o nível de ansiedade. Reduzir o estresse não é tarefa fácil, mas algumas atitudes podem ajudar neste processo.
Em artigo publicado no Macomb Daily, Nicole Brady, que é diretora médica da UnitedHealthcare of Michigan, deu algumas dicas para diminuir o nível de estresse e ter férias mais tranquilas durante a pandemia.
Reconheça seus gatilhos
É importante você reconhecer os seus gatilhos e apaziguadores do estresse. Pressões financeiras e demandas pessoais são dois gatilhos comuns. É importante também ter cuidado com as válvulas de escape. O estresse das férias pode levar algumas pessoas a hábitos não muito aconselháveis, como fumar, beber ou comer demais.
Dê um tempo a si mesmo
Se você sentir que o estresse está aumentando, faça uma pausa mesmo que só por alguns minutos. Ouvir uma música, assistir a um filme ou simplesmente dar uma caminhada pode dar a você tempo para relaxar e recarregar as baterias.
Reserve tempo para sua saúde
Não deixe seu bem-estar cair no esquecimento. Tente manter sua rotina normal de sono, consuma alimentos saudáveis e faça exercícios regularmente. Se você não conseguir encontrar um período de 30 minutos para o exercício, divida-o em três sessões de 10 minutos ao longo do dia.
Aproveite os benefícios do mundo virtual
Se você não puder se encontrar pessoalmente com pessoas queridas, use um telefone ou agende uma chamada virtual para comemorar e passar um tempo juntos. É importante minimizar qualquer sentimento de isolamento.
Converse com seu médico
Se você sentir que não consegue controlar o estresse, consulte o seu médico. Ela ou ele podem recomendar um conselheiro que pode ajudá-lo a encontrar outras maneiras de ajudar a reduzir ou controlar o estresse prejudicial à sua vida.