Um apostador online pagou 80 mil euros, o equivalente a quase R$ 500 mil, para apreciar mais de perto a beleza do quadro “Mona Lisa”, no museu do Louvre, em Paris. Ele arrematou a experiência em um leilão promovido pelo museu para arrecadar fundos a fim de suprir déficit gerado pela pandemia.

Realizada pela casa de leilões Christie’s, o arremate do vencedor não identificado dará direito a observar de perto a pintura de Leonardo da Vinci. Essa será uma das raras vezes em que o quadro é retirado do disputado espaço onde costuma ficar exposto para ser inspecionado por alguém que não seja funcionário do museu.

+ As obras do Louvre agora têm cheiro
+ Mona Lisa com bigode de Duchamp é leiloada por USD 750.000

Além dessa experiência, outros lotes do leilão incluíam uma visita ao Louvre acompanhada do presidente e diretor do museu, Jean-Luc Martinez, e um passeio noturno com tochas pelo edifício, ambas vendidas por 38 mil euros. Uma apresentação musical no Caryatids Hall estava a venda por 42 mil euros.

Quem também entrou na onda das experiências compráveis foi a marca de joias Cartier e a grife Dior. No caso da primeira, uma de suas pulseiras Panthère de Cartier foi arrematada por 90 mil euros e poderá ser apreciada pelo comprador em uma visita à galeria. O vencedor, segundo a CNN, também será levado para visitar oficinas secretas de joias da Cartier em Paris e ver de perto as joias da coroa francesa.

Os vencedores terão até dois anos para fazerem uso das compras.